Vítor Rocha, da Altaroda, analisa o decorrer do ano 2024 para o negócio da empresa, e anuncia as apostas da empresa para 2025, uma das quais será no centro de formação da Altaroda.
Quais foram os principais desafios que enfrentaram na vossa operação durante o ano de 2024? De que forma os ultrapassaram?
O ano de 2024 foi um ano desafiante, sendo que a nossa maior dificuldade continuou a estar relacionada com os recursos humanos. Encontrar, formar e reter talentos qualificados é uma das nossas principais dores de cabeça. A falta de profissionais especializados, particularmente comerciais que interiorizem o nosso ADN, é significativa e impacta diretamente toda a operação. Este foi, e continua a ser, o nosso maior desafio interno enquanto organização. Outro desafio que com que nos deparamos é o rigor financeiro. Para oferecermos as melhores condições aos nossos clientes, assumimos responsabilidades perante os nossos fornecedores. Assim, para garantir a solidez financeira pela qual Altaroda é conhecida e o nível de serviço que os nossos clientes esperam, é imprescindível sermos igualmente rigorosos no que reporta às condições financeiras definidas na nossa política comercial. Não é fácil, aos dias de hoje, e com a concorrência a facilitar neste campo, implementar medidas rigorosas no que reporta a prazos de pagamentos e políticas de portes. No que reporta ao mercado, continuamos a assistir a uma grande resistência à mudança por parte das oficinas, com muitas dificuldades em adaptar-se à evolução do mercado, principalmente no que se refere à digitalização e à eletrificação dos veículos. Se o comportamento dos clientes mudou significativamente, trazendo novas expectativas e demandas, o empresário terá de adaptar o seu negócio de forma a dar respostas mais rápidas e eficazes. Para ultrapassar todos estes desafios, apostámos em várias frentes. Ao nível interno, investimos fortemente na formação e capacitação das nossas equipas, melhorando a retenção de talentos e preparando-as para os desafios do futuro. Ao nível da nossa comunicação, aprimoramos o nosso portal, tornando-o mais abrangente e fácil de usar. Paralelamente lançamos o rodasuplente.pt, de forma a proporcionar mais uma área de negócio para os nossos clientes. Criamos ainda novas regras de comunicação, de forma a torná-la mais clara e orientada, ajudando os nossos parceiros a compreender e implementar as mudanças necessárias aos seus negócios. E, por fim, organizámos vários workshops e eventos com o objetivo de fomentar a inovação e mostrar os benefícios dos novos modelos de gestão. Um exemplo disto foram 2 workshops realizados com objetivo de mostrar o potencial de negócio associado às viaturas elétricas, e onde poderá representar oportunidade para os nossos clientes.
Como evoluiu o vosso negócio no mercado português em 2024?
O ano de 2024 foi, sem dúvida, o melhor de sempre para a Altaroda. Este resultado foi fruto de diversas iniciativas estratégicas que implementámos ao longo do ano, permitindo-nos responder eficazmente às exigências do mercado e dos clientes. Em primeiro lugar, expandimos a nossa oferta de serviços e produtos, ajustando o nosso portefólio às tendências emergentes e às necessidades específicas dos nossos clientes. Esta adaptação foi essencial para nos mantermos competitivos e relevantes no mercado. Por outro lado, e como já referi, apostámos na digitalização dos nossos processos. Esta transformação permitiu-nos melhorar a eficiência interna e, simultaneamente, oferecer um suporte mais rápido, eficaz e ajustado às expectativas dos nossos clientes. Adicionalmente, fortalecemos as nossas parcerias estratégicas com os principais fornecedores, com quem partilhamos uma relação de confiança. Esta colaboração não só permitiu consolidar a nossa posição no setor, como também possibilitará o desenvolvimento de soluções com o objetivo de criar projetos de valor para os nossos clientes. Estas iniciativas foram determinantes para o nosso sucesso em 2024 e estabelecem as bases para a nossa continuidade e crescimento no futuro.
Quais as tendências no aftermarket que irão determinar a atividade da vossa empresa em 2025 (digitalização, eletrificação, sustentabilidade, falta de mão-de-obra,…)?
Para 2025, acredito que o mercado de pós-venda automóvel continuará a ser fortemente influenciado pelas mesmas tendências-chave. Em primeiro lugar, a digitalização continuará a desempenhar um papel central no setor. Ferramentas tecnológicas serão indispensáveis para otimizar a gestão das oficinas, aumentar a sua eficiência operacional e melhorar a experiência dos clientes. A eletrificação dos veículos será outra tendência que não poderá ser ignorada. O crescimento do número de veículos elétricos exigirá, cada vez mais, formação técnica especializada, bem como a adaptação das operações e serviços de pós-venda para responder a estas novas necessidades. Finalmente, a escassez de mão-de-obra qualificada continuará a ser um dos principais desafios do setor. Este problema exige soluções proativas para atrair, formar e reter profissionais especializados. Como resposta a esta necessidade, o nosso projeto principal será a abertura do novo Centro de Formação, que terá como principal objetivo capacitar os nossos clientes a explorar novas áreas de negócio, dar-lhes as ferramentas necessárias para atrair novos talentos e a reter os profissionais já existentes. Estamos confiantes de que estas iniciativas irão preparar-nos, bem como os nossos clientes, para enfrentar os desafios e aproveitar as oportunidades que 2025 nos reserva.
Que estratégias planeiam implementar este ano, para se adaptarem aos desafios e oportunidades atuais do mercado?
Para enfrentar os desafios e aproveitar as oportunidades que 2025 trará, o nosso plano de trabalhos terá como pilares centrais: Como referi, a inauguração do nosso novo centro de formação, que será um pilar fundamental para o desenvolvimento de competências técnicas e de gestão, alinhadas às novas exigências do mercado; Continuar a fortalecer as nossas parcerias, trabalhando em conjunto com fornecedores e clientes para identificar oportunidades de negócio e desenvolver soluções inovadoras; Como temos feito nos últimos anos e que já se tornou uma imagem de marca da Altaroda, continuar a investir em digitalização para melhorar a eficiência interna e a interação com os nossos clientes; Por fim, prevemos a realização de várias ações com o objetivo de promover a sustentabilidade, quer ao nível dos processos e dos produtos, atendendo às expectativas dos consumidores e às exigências regulatórias. No entanto, e como tive oportunidade de referir, a nossa aposta no Centro de Formação, com o conteúdo e inovação que idealizamos, será o nosso maior desafio e o que nos possibilitará continuar a crescer de forma robusta e sustentada, contribuindo assim para o desenvolvimento do mercado de pós-venda automóvel em geral.