Com um conceito sustentável de reutilização de panos e um serviço completo às oficinas, a Mewa é uma referência nesta atividade em Portugal.
Fundada em 1908 e pioneira na economia circular e na reutilização de têxteis para fábricas e oficinas, a Mewa conta com mais de 190 mil clientes na Europa. Por forma a facilitar o dia a dia das oficinas, o serviço da Mewa inclui a disponibilização, entrega, recolha e lavagem de panos, assim como a substituição em caso de desgaste. Javier Fernández, Diretor de Vendas da Mewa em Portugal e Espanha, explica alguns detalhes sobre o funcionamento deste serviço.
Como funciona o modelo de distribuição da MEWA? Como é feita a recolha e entrega de produtos?
Os nossos motoristas de serviço entregam os panos limpos diretamente na oficina dos clientes. Nesse momento faz-se também a recolha dos panos usados par lavagem. Os panos limpos e os panos sujos são transportados sempre em contentores de segurança Mewa SaCons. A data e a hora para realizar esta troca de panos podem ser simplesmente marcadas através do portal de clientes MyMewa, por telefone ou email.
Quais as empresas concorrentes da MEWA no mercado português?
O sistema de panos de limpeza da Mewa é único em Portugal. Naturalmente há alternativas, mas nenhuma delas é tão sustentável. Apenas a Mewa disponibiliza um sistema de panos de limpeza com um conceito de reutilização e um serviço completo. Em Portugal, há empresas que fornecem trapos, depois recolhem os usados e tratam-nos como resíduo. Em comparação, a Mewa oferece logo duas vantagens. Primeiro, os panos da Mewa são ultra-absorventes e podem ser utilizados várias vezes. É num instante que conseguem absorver rigorosamente óleos e massas lubrificantes. Assim, aumentam a qualidade de trabalho, a produtividade e a motivação da equipa. Segundo, o sistema de panos de limpeza da Mewa é muito mais sustentável. Na Mewa, os panos não são deitados fora! São lavados, controlados e de novo entregues. Cada pano pode ser lavado até 50 vezes. E mais: Em 2021, contratámos a ClimatePartner para elaborar um estudo de ciclo de vida. Resultado: O pano de limpeza da Mewa provoca uma pegada ecológica muito mais leve do que as toalhitas descartáveis – por duas razões: O processo de produção do pano poupa recursos e o pano tem uma longa vida útil. Por cada quilograma de sujidade removida, uma toalhita descartável, dependendo do material de que é feita, consome até cinco vezes mais energia e até 40 vezes mais água e ainda produz até seis vezes mais emissões de CO2 do que o pano de limpeza da Mewa.
Qual tem sido o feedback das oficinas aderentes ao sistema de panos?
Os nossos clientes portugueses que têm uma oficina automóvel consideram o nosso sistema de panos de limpeza, em primeiro lugar, prático e cómodo. Apreciam o nosso serviço completo e a sustentabilidade do sistema, já que assim se podem dedicar inteiramente ao seu negócio e ainda contribuir para proteger o ambiente.
Qual o tipo de oficinas que mais aderem ao sistema de panos?
Isso varia muito. Entre os clientes, tanto temos micro-oficinas como oficinas de marca de grande dimensão. Nas empresas familiares notamos que é muitas vezes a geração mais nova que procura soluções sustentáveis e que reconhece as vantagens de um sistema de panos de limpeza eficaz. E estas vantagens beneficiam as oficinas de automóveis de todas as dimensões.
NOVA IDENTIDADE DE MARCA
A Mewa está na fase de implementação da sua nova identidade de marca, prevendo a sua concretização total num prazo de cinco anos. Existem já 30 milhões de panos de limpeza com o novo design a circular no sistema de panos de limpeza da Mewa: Limpar máquinas e ferramentas, esperar pelo serviço de recolha da Mewa dentro do contentor de segurança, ser lavado de forma amiga do ambiente e voltar a limpar máquinas e ferramentas. Desta forma, os panos são gradualmente substituídos de forma a poupar recursos, já que no Textilsharing – usar em conjunto sem possuir – cada pano de limpeza pode ser usado muitas vezes e lavado pela Mewa até 50 vezes. Apresentam umanova flor que foi reduzida ao essencial pela agência Martin et Karczinski com o objetivo de fortalecer o seu poder simbólico e desenvolver todo o seu potencial. A flor representa os valores de pureza e higiene, representa também o ambiente e a sustentabilidade e simboliza o desenvolvimento, o crescimento e a inovação. Os novos panos também se destacam pelo novo lettering. O que se repara à primeira é a tipografia mista. A Mewa despediu-se das maiúsculas, sendo agora usada como marca e não como abreviatura. “As letras maiúsculas eram a sigla do nome que o nosso fundador Hermann Gebauer deu à empresa em 1908: MEchanische Weberei Altstadt”, explicou Javier Fernández, Diretor de Vendas da Mewa em Portugal e Espanha. Para tornar a nova imagem da marca rapidamente visível ao público, a Mewa publicou, em julho, 18 novos websites para os 21 países em que opera e realizou o redesign da Mewa Arena do 1. FSV Mainz 05, equipa da Bundesliga alemã.
Artigo publicado na Revista Pós-Venda n.º 86 de novembro de 2022. Consulte aqui a edição.