Ver todas

Back

“O software é continuamente melhorado para atender às necessidades específicas das oficinas”, Michael Daniel, Inforap

5 Março, 2025

Michael Daniel, da Inforap, explica as funcionalidades do software de gestão oficinal disponibilizado pela empresa, assim como as novidades que serão implementadas no futuro.

Qual o software de gestão que disponibilizam para as oficinas auto em Portugal?

A Inforap disponibiliza um software de gestão integrado, para importadores e concessionários de veículos automóveis; reparadores autorizados (oficinas de marca); oficinas multimarca; redes de oficinas; especialmente concebido para reparadores autorizados, com foco nas marcas do grupo Stellantis (Opel, Citroën, Peugeot, Fiat) e outras, como Ford e BMW. Principais características da solução: a modularidade funcional: o dms visualsgix abrange de forma integrada as áreas: contabilística/financeira | recursos humanos | peças | oficinas | comercial auto | crm; cobertura abrangente: a solução abrange desde a receção ativa de viaturas, a gestão de oficinas e a integração com catálogos eletrónicos e ferramentas de orçamentação; infraestrutura: disponibilidade de funcionamento com servidor local ou através do serviço de alojamento na cloud (iaas-infrastructure as a service). Áreas de atuação do software: gestão contabilística e financeira; gestão de oficinas; receção ativa; gestão de garantias; CRM (gestão de relacionamento com clientes); gestão de pessoal (salários e recursos humanos); relógio de ponto; gestão de peças e interfaces com soluções externas; ipp soluções para pda´s de inventario, picking e receção de mercadorias.

Quais as suas principais funcionalidades e o que o diferencia da oferta da concorrência?

O software da Inforap oferece funcionalidades simplificadoras de tarefas diárias, incluindo: Receção ativa com Bip Bip (Check-in/Check-out): Criação e gestão de clientes e veículos, Registo fotográfico e identificação de danos, Verificação do estado de componentes e geração automática de ordens de reparação; Gestão administrativa e financeira: Módulos da área financeira (Contabilidade, Salários e Imobilizado); Histórico detalhado das ordens de reparação e workflows, através da funcionalidade de rastreabilidade documental; Consulta de peças e stock: Consulta de disponibilidade de stock local, integração com plataformas externas (Serca e AD360) e com catálogos eletrónicos, IPP Soluções para PDA´s de Inventario, Picking e Receção de Mercadorias; Diferenciais face à concorrência: Diálogo direto com o fabricante do software: Diálogo direto com a Inforap (proprietária do software), sem intermediários comerciais ou técnicos; Flexibilidade de licenciamento: Disponibilidade dos programas com base na compra de licenças vitalícias ou como serviço, havendo neste caso uma subscrição mensal (SaaS-Software as a Service). A subscrição mensal inclui o direito de uso das licenças e todo o suporte técnico; Personalização: Capacidade de desenvolvimento de especificações em conformidade com as necessidades particulares de cada empresa; Escalabilidade e robustez: Adapta-se a empresas de diferentes tamanhos e necessidades.

Que tipo de integrações com sistemas externos permite essa solução? (catálogos de peças, plataformas de gestão de clientes, etc.)

A solução integra-se bidireccionalmente com: plataformas de orçamentação, catálogos eletrónicos e plataformas: Audatex, GTEstimate, Eurotax, Leaseplan, e os catálogos TecDoc, TecCat, TecCom e as plataformas Serca e ad360. Em estudo o desenvolvimento de interface com a plataforma Recambiofacil; subsistemas dos fabricantes auto; programas de documentação técnica; comércio eletrónico; catálogos eletrónicos de peças; carregamento de preçários; edi – electronic data interchange.

Que serviços de formação e apoio técnico disponibilizam relativamente a essa solução?

A Inforap dispõe de uma equipa especializada e experiente, que oferece: Consultoria personalizada: Adaptada à solução e às necessidades específicas de cada oficina; Formação de utilizadores: Formação remota ou presencial para garantir o máximo aproveitamento do software; Apoio técnico contínuo: Suporte direto, sem limite de ocorrências e sem intermediários, com resposta ágil e eficaz.

Que tipo de funcionalidades/serviços serão implementados na vossa solução a curto prazo?

O software é continuamente melhorado para acompanhar as tendências do setor e atender às necessidades específicas das oficinas. Planeamos expandir integrações, otimizar a usabilidade e introduzir funcionalidades que tornem a gestão mais eficiente e adaptável, garantindo que o sistema se mantenha inovador e competitivo.

Quais os principais benefícios que uma oficina pode ter ao optar pela vossa solução?

Ao escolher o software da inforap, as oficinas beneficiam de: maior eficiência operacional: automatização e simplificação de processos diários; melhoria na experiência do cliente: transparência e precisão em todas as etapas da reparação e no diálogo com o cliente final; controlo total do negócio: gestão centralizada de informação de clientes (peças e oficinas), veículos e gestão de tempos e produtividade; flexibilidade: adaptabilidade às necessidades e ao crescimento da oficina; apoio especializado: contacto direto com a software house para personalizações e suporte.

PALAVRAS-CHAVE