De acordo com o mais recente webinar realizado pelo Standvirtual em conjunto com a ACAP, a importação continua a bater records em junho, face aos anos anteriores, o que também contribui para o aumento da oferta, que cresce +17,5% em junho, em relação ao período homólogo de 2022.
No entanto, a procura tem vindo a diminuir (-5% em junho), criando uma dinâmica de mercado negativa. Ainda assim, transferência de propriedade recupera 5% em maio.
Junho revela a dinâmica de mercado mais negativa de 2023 (-23%) comparativamente com o período homólogo de 2022, com a oferta a demonstrar o maior crescimento do ano (+17,5%) face ao período homólogo, mas com a procura negativa (-5%). A dinâmica de mercado é negativa, em relação ao período homólogo, sobretudo nos carros acima de 30 mil euros (-29%).
Ainda em maio de 2023, a transferência de propriedade de ligeiros de passageiros teve um crescimento de +4,6%, face ao mês homólogo de 2022. Regista ainda um decréscimo -5,7% em comparação com maio de 2019.
No que diz respeito aos veículos importados (ligeiros de passageiros), há um crescimento de +62,3% em junho, face ao mesmo mês de 2019, e de +11,2% face a 2022.
O preço médio praticado pelos vendedores profissionais aumenta ligeiramente, após ter estado estabilizado desde novembro do ano passado, fixando-se em cerca de 23.750€. Esta evolução representa, um aumento de cerca de +8% do preço face a junho de 2022, quando o valor médio se fixava em 21.900€. Em relação a 2021 (19.000€), o preço médio aumenta +25%.
De acordo com os dados fornecidos pela BCA, relativos aos leilões, os preços mantêm-se estáveis no comércio e no retalho em junho, uma tendência que já se verifica desde o início do ano.
Segundo dados da ACAP, em junho verifica-se um aumento de +42% no total do mercado automóvel face ao mesmo mês de 2022. No acumulado do ano 2023, há um crescimento de +40,7%. As energias alternativas (veículos eletrificados e híbridos GPL) representaram cerca de 47% do mercado total de ligeiros em junho de 2023.