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Oficina de Confiança ACAP: Credibilizar o setor oficinal

26 Janeiro, 2022

Valorizar as oficinas que cumprem os requisitos que garantam as boas práticas, a qualidade e segurança dos serviços, é o objetivo do Programa “Oficina de Confiança” da DPAI/ACAP.

Como forma de harmonizar os critérios pelos quais as oficinas se regem, valorizar as que seguem as boas práticas e credibilizar o setor da reparação e manutenção automóvel, a ACAP criou o Programa “Oficina de Confiança”. “Ao criar um perfil de oficina de referência, o programa pretende apoiar as oficinas que não cumprem todos os requisitos definidos a evoluírem, e dar às que cumprem o selo “Oficina de Confiança”, harmonizando o setor em termos de qualidade e reduzindo a concorrência desleal. Além disso, facilitamos o acesso a toda a informação relevante, para que a oficina possa saber se está a cumprir os parâmetros e no que poderá melhorar”, explica Raquel Marinho, Coordenadora da Comissão Especializada de Serviços de Mobilidade da DPAI/ACAP. O selo é atribuído em função das áreas de âmbito de intervenção da oficina, divididas em quatro categorias: Manutenção, Reparação, Colisão e Pneus. “Pretendemos dar um ou mais selos às oficinas que cumprem com os requisitos essenciais. Os critérios definidos pela ACAP estão relacionados com as áreas do negócio oficinal: área fiscal, ambiental, segurança rodoviária, direitos do consumidor, formação, etc. O objetivo não foi criar um perfil de oficina premium, mas um modelo que cumpra com o essencial para a oficina e para ajudar o cliente final na escolha da oficina”.

LEGISLAÇÃO
“Queremos construir um universo de oficinas com o selo “Oficina de Confiança”, para que possamos evoluir e passar ao próximo nível”, explica Raquel Marinho, indicando que, “numa fase seguinte, assim que o número de oficinas neste Programa seja representativo, o objetivo é influenciar, com base no exemplo, para que seja criada nova regulamentação e legislação específica para o setor, no sentido de impor as mesmas regras a todos os que desenvolvem a atividade. O grande objetivo é ter todos a operar em condições de equidade”, conclui.

IMPLEMENTAÇÃO
O Programa “Oficina de Confiança” já está a decorrer para associados e membros da DPAI, assim como para oficinas que não sejam associadas e tenham interesse em aderir. “Para aderir, a oficina deverá solicitar à ACAP a adesão. Ao candidatar-se, a oficina celebra com a ACAP um protocolo de adesão, onde estão todas as obrigações de ambas as partes. A partir do momento em que decide avançar, é enviado à oficina um manual e uma checklist, para que tenha conhecimento do que vai ser auditado”, explica Raquel Marinho. “Após ser feita a auditoria, é atribuído um ou mais selos, que têm a validade de dois anos. Se a oficina não estiver em conformidade com todos os aspetos da checklist, é entregue um relatório, para que possa agir em conformidade e, depois dos aspetos todos cumpridos, é atribuído o selo. Todo o processo demora apenas algumas semanas”. Neste momento, qualquer oficina interessada pode já entrar em contacto com a ACAP, sendo que um dos requisitos é tornar-se associado.

Artigo publicado na Revista Pós-Venda n.º 72 de setembro de 2021. Consulte aqui a edição.

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