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Oficina Sustentável: Gestão para a sustentabilidade

7 Maio, 2025

A gestão eficiente numa oficina de automóveis pode ter um impacto significativo na sustentabilidade do negócio — tanto a nível ambiental como económico e social. E a questão é exatamente essa: a gestão eficiente da oficina. Olhe para a sua oficina como olha para qualquer outra empresa.

Independentemente da especialidade da sua oficina e dos serviços que presta, tome atenção à gestão da mesma, já que é da gestão que fazemos, que surgem os resultados. Mesmo os que não ligam muito à gestão da oficina, efetuando apenas os serviços mínimos essenciais, depende sempre das decisões que toma os resultados que se obtêm. E o pior mesmo é o desconhecimento. Tendo em conta que na oficina se estão sempre a tomar decisões a cada minuto que passa, fazê-lo com base no “achodromo” (o tal, eu acho que…), normalmente isso não traz grandes resultados.

Por isso, se quer tornar o seu negócio oficinal cada vez mais sustentável, a todos os níveis, é muito importante que as decisões de gestão que toma a cada momento sejam também elas sustentadas em dados, em informação, em conhecimento e na realidade. Se assim não for, o que vai acontecer é que apenas irá acertar algumas vezes nas suas decisões e, noutras, irá falhar, sem que por vezes perceba a razão porque tal decisão não resultou nos benefícios desejados.

O que queremos neste artigo é que tome decisões o mais acertadas possíveis e, por isso, trazemos-lhes aqui um conjunto de tópicos que o ajudarão a perceber se (em matéria de sustentabilidade) está no bom caminho ou não, em diferentes áreas da oficina, que passam pela gestão dos resíduos, pela formação, pelos stocks, pelo serviço, pelo atendimento, pelos equipamentos, pelo clientes, pelos fornecedores, etc.

Como tudo é gestão dentro de uma oficina, o melhor conselho que lhe podemos trazer é precisamente o da formação em gestão oficinal. Se pretende tornar a sua oficina muito rentável e sustentável então só o poderá conseguir dando muita importância à gestão do seu negócio. Por exemplo, se para além de dono da oficina, acumula essa função, com a de gestor, mecânico, rececionista, etc, então está na hora de escolher aquela em que será mais rentável, delegando as restantes em pessoas específicas para as fazer. Só esta decisão de gestão, levará a um aumento da rentabilidade da oficina, pois o mecânico ocupará todas as horas a fazer a manutenção / reparação do automóvel (potenciando aquilo que gosta e sabe fazer melhor) e não a partilhar o seu tempo a atender o cliente, a entregar o carro, a atender telefones, a tratar da papelada, etc. Uma medida desta natureza terá um impacto significativo na sustentabilidade económica da sua oficina.

Damos-lhe neste espaço alguns conselhos sobre medidas de gestão às quais deve ter atenção, pois todas elas têm um impacto muito grande na sustentabilidade da empresa, qualquer que seja a perspetiva analisada.

1 – GESTÃO DE RESÍDUOS PERIGOSOS E RECICLAGEM
A correta gestão de resíduos é essencial para evitar danos ambientais e penalizações legais. Uma oficina sustentável, do ponto de vista ambiental, deve tomar uma série de decisões de gestão, entre as quais se destacam:
– Implementar sistemas de separação de resíduos por tipo (óleos, baterias, pneus, filtros, líquidos de travões, etc.);
– Ter contentores apropriados e certificados para resíduos perigosos;
– Estabelecer parcerias com empresas licenciadas para a recolha e tratamento de resíduos;
– Incentivar a reutilização de componentes reciclados ou recondicionados sempre que possível, promovendo a economia circular;
– Manter registos de todas as operações de eliminação para fins de auditoria e conformidade legal.

2 – GESTÃO DA EFICIÊNCIA ENERGÉTICA
Ter uma correta gestão da energia dentro da oficina fará com que os custos operacionais sejam muito mais baixos. Melhorias na eficiência energética ajudam a reduzir despesas e, caso esteja mesmo preocupado com ambiente, reduz também as emissões de CO2. Tome alguma destas decisões de gestão:
– Substituição de lâmpadas fluorescentes por iluminação LED;
– Utilização de sensores de movimento em áreas com pouco tráfego (como armazéns);
– Instalação de painéis solares para autoconsumo;
– Manutenção regular de sistemas de climatização;
– Manutenção regular do sistema de ar comprimido.

3 – GESTÃO SOBRE (RE)UTILIZAÇÃO RESPONSÁVEL DA ÁGUA
A água é um recurso cada vez mais escasso, e o seu uso responsável nas oficinas é um pilar da sustentabilidade. Por isso, efetuar uma correta gestão desse recurso é essencial, podendo fazê-lo através da:
– Implementação de sistemas de lavagem de veículos a seco ou com baixo consumo de água;
– Instalação de filtros e tanques de decantação para tratar a água contaminada antes de a devolver ao sistema.
– Reutilização de água em circuito fechado nos sistemas de lavagem automática;
– Recolha de águas pluviais para limpeza de pisos e zonas exteriores.

4 – GESTÃO DA FORMAÇÃO
As melhores medidas de gestão que pode ter numa oficina passam pela formação. Uma equipa bem formada é essencial para manter um negócio sustentável e competitivo. Como tal, é fundamental tomar medidas de gestão sobre:
– Formação regular sobre segurança ambiental e boas práticas no manuseamento de produtos tóxicos;
– Cursos de manutenção e reparação de veículos híbridos e elétricos;
– Formação em diagnósticos mais eficientes para reduzir substituições desnecessárias;
– Desenvolvimento de competências de liderança e atendimento ao cliente, promovendo uma cultura de sustentabilidade.

5 – DIGITALIZAÇÃO PARA MELHORAR A GESTÃO
A transição digital ajuda a reduzir o impacto ambiental e a melhorar a produtividade. Nos dias de hoje não pode gerir a sua oficina sem que tenha ferramentas digitais que apoiem a toma de decisão. Assim, uma boa gestão passa pela:
– Utilização de software de gestão de oficina (ERP) para controlar orçamentos, stocks e ordens de serviço;
– Implementação de tablets ou PCs para técnicos,
evitando impressão de folhas de trabalho;
– Comunicação com clientes por email/SMS, eliminando a necessidade de documentos físicos;
– Armazenamento de documentação na cloud com backups automáticos.

6 – GESTÃO DA MANUTENÇÃO PREVENTIVA DOS EQUIPAMENTOS OFICINAIS
Os equipamentos oficinais podem avariar no momento em que são mais precisos. Por isso, uma decisão inteligente de gestão, passa pela manutenção preventiva desses equipamentos, através da:
– Criação de um plano de manutenção preventiva para compressores, elevadores, ferramentas pneumáticas, etc.;
– Verificação regular da calibração de equipamentos de diagnóstico para assegurar a sua precisão;
– Substituição de equipamentos antigos por modelos mais eficientes e com menor consumo energético;

7 – GESTÃO DA MOBILIDADE DO CLIENTE
Adaptar-se às novas formas de mobilidade do cliente é essencial para manter a relevância do negócio oficinal para esse mesmo cliente. Fique aqui com algumas boas medidas de gestão neste tema, nomeadamente:
– Oferta de soluções de mobilidade, nomeadamente o carro de substituição ou um acordo com uma empresa de TVDE. Proporcionar sempre ao cliente soluções de mobilidade;
– Instalação de pontos de carregamento elétrico para uso interno ou para clientes;
– Promoção de revisões e check-ups preventivos para prolongar a vida útil dos veículos e o seu correto funcionamento;
– Marcação de revisões online.

8 – GESTÃO DA ORGANIZAÇÃO OFICINAL
A organização oficinal não deve, nem pode, ser uma opção para qualquer oficina, isto é, uma boa gestão oficinal deve ter convicções bem claras sobre a forma de organizar a oficina. Sempre que se dinamizam métodos e procedimentos para manter a oficina organizada, os ganhos de produtividade são enormes.
A boa gestão é essencial para se ter uma oficina organizada e metódica, tendo como vantagens:
– Um aumento da rentabilidade do trabalho;
– A redução do tempo por serviço;
– Aumento da segurança no trabalho;
– Melhor ambiente no trabalho;
– Equipa mais motivada;
– Melhor controlo do serviço;

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