Será a escassez de recursos humanos a razão pela qual muitas das oficinas esquecem-se de comunicar? Sim, essa poderá ser uma das razões, mas não será certamente a principal, pois comunicar é uma disciplina que tem regras e que se estuda e desenvolve para se poderem obter os desejados resultados.
Já neste espaço falamos muitas vezes do problema que muitas oficinas têm em mãos e que se chama gestão oficinal… ou falta dela. Comunicar está um pouco (para não dizer muito) ligado com a gestão oficinal, pois se uma oficina tiver bons atos de gestão na sua oficina, estará com mais de metade do trabalho de comunicação efetuado, possivelmente sem saber do potencial de comunicação que pode explorar precisamente através de um boa gestão do seu negócio.
Não será fácil pensar em comunicação, se olhar para dentro da sua oficina e não gostar do que vê, isto é, a oficina está amontoada de carros, as ferramentas estão todas espalhadas, alguns equipamentos oficinais não funcionam por deficiente manutenção, a receção não disponibiliza qualquer conforto ao cliente, os mecânicos não têm roupa de trabalho e nem sequer se usam equipamentos de proteção individual, existem peças por todo o lado, os resíduos não estão organizados nem têm espaço próprio, etc. Mesmo assim, nestas condições, a oficina também comunica, mas de uma forma negativa, pois são cada vez menos os clientes que valorizam
este tipo de espaço oficinal.
Ao invés, uma oficina organizada, arrumada, com muita luz, com os espaços definidos para pessoas, carros, resíduos, ferramentas e tudo o mais organizado, transmite (comunica) ao cliente confiança, bem estar e uma maior certeza de que o seu carro vai ser bem intervencionado.
Apesar de a comunicação ser uma disciplina, convém que as oficinas a possam dominar de uma forma minimamente profissional, pois basta ter a porta aberta ao cliente e já estamos de pronto a comunicar com ele.
Para uma oficina organizada, o trabalho de comunicação está muito mais facilitado, pois basta adicionar uma boa estratégia de comunicação, com os valores que queremos transmitir aos nossos clientes, usando os meios corretos e ser consistente nessa comunicação, para podermos dar uma boa imagem da oficina e dos seus serviços e, dessa forma, poder captar e fidelizar mais clientes.
Não se esqueça que muitos dos clientes oficinais (muitos deles mulheres) valorizam clareza, confiança, bem-estar, mobilidade, transparência, comodidade e esses valores não só se mostram ao cliente como se praticam diariamente, sendo que a comunicação pode ser um excelente meio de chegar a esses clientes não só quando levam o seu carro à oficina, quer quando estão um ano sem lá ir.
Os tópicos que deixamos de seguida relacionam a sustentabilidade e comunicação nas oficinas, deixando algumas ideias que pode e deve praticar e que poderão fazer toda a diferença na atividade da sua oficina.
1 – TRANSPARÊNCIA NA INFORMAÇÃO AMBIENTAL
Ideia: Deve a oficina comunicar abertamente e de forma transparente todas as práticas ambientais implementadas na oficina. Razão: Os clientes valorizam cada vez mais saber como as empresas lidam com as questões ambientais e procuram cada vez empresas éticas. As oficinas não fogem a esta tendência. Ação: Expor de forma visível na receção da oficina ou no website as políticas de reciclagem de óleos, pneus e resíduos. Indicar no orçamento ou fatura as peças recicladas ou refabricadas utilizadas no serviço. Em breve esta fatura terá um índicie de sustentabilidade, pela qual os clientes se poderão orientar. Exemplo: “Nesta intervenção foi utilizada uma peça refabricada, contribuindo para a redução de 70% das emissões associadas à produção de uma nova.”
2 – COMUNICAÇÃO DE AÇÕES SUSTENTÁVEIS NAS REDES SOCIAIS
Ideia: Deve mostrar o que a oficina faz de positivo para o ambiente.
Razão: Os consumidores estão cada vez mais atentos e acompanham marcas com propósitos alinhados aos seus valores. Ação: Publicar posts sobre campanhas de recolha de resíduos ou plantação de árvores. Partilhar os números: “Em 2024 reciclámos 5 toneladas de pneus.” Exemplo: Vídeo sobre o processo de reciclagem de óleos usados na oficina.
3 – EDUCAÇÃO DO CLIENTE PARA O CONSUMO SUSTENTÁVEL
Ideia: A oficina pode ou deve ter a responsabilidade de “ensinar” os clientes a fazer escolhas sustentáveis no uso e manutenção do automóvel. Razão: Os consumidores bem informados valorizam mais as oficinas que os ajudam a prolongar a vida útil do carro e a reduzir o impacto ambiental. Ação: Criar folhetos ou artigos no blog da oficina com dicas de condução eficiente e manutenção ecológica. Sugerir pneus de baixo atrito ou óleos de menor impacto ambiental. Exemplo: “Ao manter os pneus calibrados, reduz o consumo em até 5%, emitindo menos CO2.”
4 – CERTIFICAÇÕES AMBIENTAIS COMO ARGUMENTO DE COMUNICAÇÃO
Ideia: Se a oficina tiver algum tipo de certificação ambiental deve comunicá-la. Comunicar conquistas em certificações ambientais é um bom cartão de visita para o cliente. Razão: Esta prática assegura aos clientes que as práticas da oficina são auditadas e reconhecidas. Ação: Exibir a certificação ISO 14001 na receção e website. Mencionar em campanhas de marketing e orçamentos. Exemplo: “Oficina certificada ISO 14001 – garantia de processos ambientalmente responsáveis.”
5 – MARKETING DE CONTEÚDO SOBRE MOBILIDADE SUSTENTÁVEL
Ideia: Deve produzir conteúdos informativos sobre o futuro da mobilidade e o papel da oficina nessa mobilidade do cliente. Razão: A oficina assume-se como especialista e referência no setor, fidelizando clientes e atraindo novos. Ação: Publicar artigos sobre veículos elétricos, híbridos, carregamento e manutenção adequada. Criar guias rápidos para clientes sobre cuidados com baterias ou pneus. Exemplo: “Como prolongar a autonomia do seu veículo elétrico: 5 dicas práticas.”
6 – COMUNICAÇÃO INTERNA DE BOAS PRÁTICAS
Ideia: Envolva a sua equipa oficina na estratégia de sustentabilidade. Razão: Com colaboradores mais motivados e alinhados, a oficina torna-se mais eficiente e sustentável. Ação: Criar um manual interno de boas práticas ambientais. Organizar pequenos briefings mensais sobre o desempenho ambiental da oficina. Exemplo: Cartaz na oficina: “Sabia que ao desligar ocompressor no fim do dia, poupa-se 2000 kWh por ano?”
7 – PARTICIPAÇÃO EM PROJETOS E CAMPANHAS AMBIENTAIS LOCAIS
Ideia: A oficina só tem a ganhar se se envolver em iniciativas ambientais na comunidade local onde está inserida. Razão: Este tipo de presença na comunidade melhora a imagem da oficina e cria envolvimento social positivo. Ação: Participar em campanhas de limpeza de rios, recolha de resíduos ou plantação de árvores. Convidar clientes e colaboradores a participarem. Exemplo: “Junte-se a nós na plantação de 100 árvores no Parque Natural local.”
8 – GESTÃO E COMUNICAÇÃO DE RESÍDUOS
Ideia: Informar como a oficina gere os resíduos perigosos e comuns. Razão: Clientes valorizam saber que o seu carro é reparado sem prejudicar o ambiente. Ação: Ter um painel ou área no site a explicar o destino de óleos, baterias, pneus e embalagens. Inserir informação nas ordens de serviço. Exemplo: “Todos os pneus recolhidos na nossa oficina são reciclados e reaproveitados.”
COM O APOIO:













