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Oficinas com Futuro: Equipamentos Oficinais

7 Junho, 2024

É cada vez maior o investimento que as oficinas têm que fazer em equipamentos oficinais de modo a puderem rentabilizar a sua atividade.

Nenhuma oficina pode prescindir dos mesmos, nem que seja um mero elevador, mas é muito importante que a oficina, quando investe em equipamentos oficinais tenha bem a noção de que aquilo que está de facto a comprar lhe permitirá potenciar a rentabilização da sua atividade.

Os equipamentos oficinais ajudam as oficinas a ganhar dinheiro, mas o investimento que tem que se fazer nos mesmos obriga a que se tenha que colocar sempre em equação a relação custo / benefício. Existem, porém, muitos outros fatores que não deverá esquecer quando tem em mente adquirir equipamentos oficinais para a sua empresa. Só para citar alguns, um dos mais importantes tem a ver com a eficiência e produtividade. Se, por exemplo, trabalha muito em veículos germânicos, deverá adquirir equipamentos de diagnóstico em que a sua principal especialização seja precisamente em veículos germânicos. Por isso, deve fugir do custo do equipamento e centrar a sua opção na rentabilidade do mesmo, em função do serviço que dinamiza para os seus clientes. De que lhe vale adquirir um equipamento topo de gama ou com imensas funções, se depois não utiliza a grande maioria das funcionalidades que o mesmo proporciona.

No que diz respeito a equipamentos de diagnóstico, por exemplo, a formação é muito importante. Não, os equipamentos de diagnóstico não são todos iguais e não têm todos “mais ou menos” a mesma forma de funcionamento. É fundamental que quando faz a aquisição de um novo equipamento exija formação, primeiro para mais rapidamente tirar rentabilidade do investimento, segundo para evitar uma deficiente utilização do mesmo.

A grande maioria dos equipamentos que hoje temos nas oficinas são cada vez mais eletrónicos e por isso estão sujeitos a outro tipo de avarias. Garanta sempre que na compra do equipamento esteja também garantida a manutenção regular do mesmo, atendendo a que quanto mais tempo estiver inoperacional o equipamento mais tempo estará sem o rentabilizar, estando dessa forma a perder dinheiro.

Voltando aos equipamentos de diagnóstico, deve ter sempre muita atenção ao que está a comprar. A pirataria nesta área é grande e o desconhecimento pode-o levar a ter problemas maiores quando o ligar a um automóvel. Tenha sempre a certeza que está a comprar equipamentos homologados, atuais e com atualizações regulares, evitando problemas maiores, até ao nível da fiscalização.

Nas próximas páginas deixamos algumas dicas importantes sobre equipamentos oficinais, que são sempre pequenas dicas que não deve esquecer no momento de comprar, de usar, de atualizar e de manter, para que tire o máximo proveito e rentabilidade dos mesmos.

1 – Eficiência e produtividade:
No momento de adquirir um equipamento oficinal deve sempre atender a estes fatores. Olhando para o seu serviço e para as suas necessidades, deve sempre avaliar a eficiência e produtividade que determinado equipamento lhe poderá trazer face ao trabalho que desenvolve. Como o deve fazer? Veja que serviços faz com maior frequência e que tipo de veículos vão à sua oficina (marca, modelo e ano). Equipamentos que se adaptem perfeitamente ao serviço que faz, permitem tirar maior rentabilidade dos mesmos por serem mais eficientes e mais adaptados ao serviço.

2 – Qualidade do serviço:
Os equipamentos que a oficina usa para a sua operação influenciam muito a qualidade do serviço. Se optar por equipamentos muito baratos e de menor desenvolvimento tecnológico, não pode esperar que os mesmos proporcionem a mesma qualidade de serviço que equipamentos mais modernos, mais tecnológicos e que permitam fazer o serviço mais rápido e com mais qualidade. Alguns dos modernos equipamentos numa oficina são pensados do ponto de vista ergonómico, o que causará no mecânico menor cansaço e, dessa forma, poderá produzir um trabalho de maior qualidade.

3 – Segurança:
Em diversos equipamentos da oficina, existe uma obrigatoriedade legal, que tem a ver com a sua manutenção regular por questões de segurança. Por exemplo, nos elevadores oficinais, em que os mecânicos muito vezes trabalham debaixo do automóvel, é fundamental garantir que nada acontece ao elevador. Por isso, a manutenção regular e periódica é fundamental para o garantir, preservando sempre a integridade física dos mecânicos.

4 – Manutenção vs reparação:
A pior situação que pode acontecer numa oficina é o equipamento não estar disponível para funcionar no momento em que mais dele precisamos. Ter um contrato de manutenção com uma empresa que se dedique precisamente à manutenção dos equipamentos oficinais é muito importante para garantir que os mesmos estão sempre em condições de funcionar corretamente. Para o caso de uma avaria não prevista, também aqui é importante o acordo que é feito com o fornecedor ao nível da manutenção. Estes aspetos não devem ser negligenciados pela oficina.

5 – Fornecedores:
Na tentativa de comprar equipamentos apenas pelo preço, muitas vezes as oficinas compram a fornecedores menos referenciados ou mesmo desconhecidos. Quando assim acontece podem vir a acontecer problemas de garantia, de pós-venda e, obviamente, de falta de qualidade dos equipamentos. Por isso, o que lhe recomendamos é precisamente comprar a fornecedores referenciados (por exemplo, que tenham instalações próprias em Portugal), que lhe proponham para além da venda do equipamento, todo um serviço pós-venda, que lhe garanta continuidade no serviço. Alguns fornecedores, já entregam um equipamento de substituição quando o da oficina está em reparação.

6 – Internet:
A facilidade com que se compra atualmente equipamentos oficinais na internet devia exigir das oficinas um maior cuidado. Avalie bem o site da internet onde está a adquirir o equipamento para que depois não tenha más surpresas, sobretudo no serviço que poderá ser ou não dado no pós-venda. Uma das recomendações que deve dar é ter atenção ao preço. Se o mesmo equipamento estiver presente em diversos sites, o mesmo não pode ter grandes discrepâncias de preços entre os diferentes sites. Um equipamento com um preço médio de 4.000 euros, não poderá nunca estar à venda por 2.000 euros. Tenha muito cuidado nas compras online!!!

7 – Renting:
O elevado preço de alguns equipamentos pode ser um problema para a maioria das oficinas, no momento em que decide investir. Uma das soluções que existe é o renting de equipamentos, isto é, um género de aluguer de longa duração (quatro anos, por exemplo), que lhe permite pagar mensalmente um valor baixo, para no final do contrato ter a possibilidade de adquirir esse mesmo equipamento por um baixo valor residual ou trocar por outro novo fazendo um novo renting (deduzindo esse valor residual). Para oficinas com elevados volumes de serviço, o renting de equipamentos é uma excelente opção, que aliás já é oferecida por muitas empresas que comercializam os equipamentos.

8 – Usados:
Para a oficina a opção por equipamentos usados pode ser mesmo uma excelente opção. Pode ser uma forma de ter acesso a outro tipo de equipamentos que pelo seu custo de novo não estavam acessíveis à oficina. Existem muitos operadores que retomam equipamentos oficinais, os recondicionam e vendem às oficinas. Poderá também optar por equipamentos recondicionados se, por exemplo, quer iniciar um outro serviço que habitualmente não realiza, por exemplo, uma oficina de mecânica começar a fazer um serviço de pneus.

9 – Reputação oficinal:
Para alguma tipologia de oficina, em que a mesma goste de mostrar ao cliente as suas instalações, a utilização de modernos e tecnológicos equipamentos oficinais pode contribuir para a sua reputação oficinal. Por exemplo, para quem trabalhe com veículos topo de gama e com desportivos, a qualidade dos equipamentos é importante, assim como o seu grau tecnológico, sem esquecer a sua estética. Equipamentos velhos e obsoletos não transmitem muita confiança aos clientes das oficinas de que o serviço vá ser feito com qualidade e profissionalismo.

10 – Inovação:
Em função do volume de serviço, algumas oficinas podem optar por equipamentos em que a inovação lhes possa trazer não um acréscimo de serviço, mas sim uma maior rapidez no serviço. Existem muitas soluções de receção ativa, por exemplo, que permitem fazer um check-up ao veículos de uma forma célere e dessa forma poder recolher mais informação sobre o estado do veículo. Procure a inovação como forma de melhorar a qualidade do serviço e a rapidez do serviço, mas também como forma de se diferenciar das outras oficinais.

11 – Equipamentos para o mecânico:
Por melhor que seja um equipamento oficinal o mecânico só poderá tirar o máximo rendimento do mesmo se estiver a trabalhar confortável e seguro. Por isso, a oficina deve investir num conjunto de pequenos equipamentos, não a pensar no serviço, mas sim no mecânico. Bancos rotativos, macas ou esteiras deslizantes, mini elevadores, entre outros, são pequenos equipamentos que permitem que o mecânico tenha mais conforto e segurança no momento de fazer a reparação ou manutenção de um automóvel.

12 – Controlo remoto:
Os problemas mais complexos de diagnóstico levam a oficina a investir muito tempo na sua resolução e, por vezes, não têm conhecimento, nem formação nem os equipamentos adequados para o resolver. Já existem empresas que dão suporte remotamente, segundo determinadas condições, mas que é fundamental para a oficina resolver mais rapidamente os seus problemas. Trata-se de uma solução interessante que evita a aquisição de novos equipamentos que depois não são utilizados com a frequência desejada.

13 – Atualização:
Quem adquire um equipamento de diagnóstico não adquire um equipamento fechado. A quantidade e periodicidade de atualizações do software desses equipamentos obriga a que a oficina tenha uma boa rede de internet na oficina para que essas atualizações sejam feitas de forma segura e rápida. Com a crescentemente complexidade dos sistemas dentro de um automóvel, e com as constantes atualizações do automóvel, deve ter sempre o mais atualizado possível o equipamento de diagnóstico, de modo a poder intervencionar qualquer veículo sempre com as atualizações mais recentes disponíveis.

14 – Formação:
Não existe nenhum moderno equipamento oficinal que não exija formação. Desde o mais básico elevador até ao mais moderno equipamento de diagnóstico, não deverá adquirir nenhum equipamento oficinal que não inclua um programa de formação dado por quem vendeu a máquina ou pelo fabricante. Saber utilizar corretamente os equipamentos é fundamental para deles tirar o máximo rendimento. Nos equipamentos de diagnóstico isso é importantíssimo, como forma de aproveitar ao máximo as muitas capacidades que o mesmo pode proporcionar e que muitas vezes os responsáveis das oficinas ignoram… por falta de formação.

15 – Elétricos:
Os carros eletrificados vão entrar na sua oficina a qualquer momento, se já não entraram. Para além da formação obrigatória, existem alguns investimentos em equipamentos (não muito dispendiosos) que é necessário fazer para poder fazer operações de manutenção em veículos eletrificados. Não descure os carros eletrificados, prepare a sua oficina e a sua equipe para esta realidade. Também investir numa wallbox (carregador) poderá ser uma excelente opção para atrair novos clientes.

COM O APOIO:

Artigo publicado na REVISTA PÓS-VENDA 105, de junho de 2024. Consulte aqui a edição.

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