De acordo com um protocolo que designou por “Ambiente Seguro Ford”, a marca definiu um conjunto de normas de segurança e higiene no trabalho para proteger tanto trabalhadores da rede de concessionários de Ford, como a todos os clientes que procurem um concessionário para visitar as instalações de venda e de pós-venda. Para as oficinas passaram a existir novos serviços.
O Ambiente Seguro Ford define um conjunto de normas de segurança e higiene para proteger tanto os trabalhadores da rede de Concessionários e Oficinas Oficiais Ford, como a todos os clientes que visitem as instalações de venda e pós-venda.
As promesas de marca Ambiente Seguro Ford são:
- Estabelecimento de 2 metros de distância entre pessoas
- Protecção das zonas de trabalho e de atenção ao cliente com divisórias de acrílico
- Medição diária da temperatura dos trabalhadores
- Processo de higienização de todo o ambiente, incluídos os veículos
- Disponibilidade de materiais de higienização para trabalhadores e clientes: álcool gel, máscaras e luvas de nitrilo
- Potenciar os canais de venda online, evitar qualquer contacto no concessionário
- Testdrive de veículos de forma individual ou domicílio
- Gestão de agendamentos de serviço online
- Realização de pagamentos sem contacto físico
Este protocolo de funcionamento tem 3 áreas fundamentais de actuação:
- Instalações: foi estabelecido um protocolo exaustivo de limpeza e desinfeção antes da reabertura das instalações ao qual se acrescenta um processo de desinfeção contínua a cada 90 minutos nas zonas de contacto como portas, mesas, computadores e periféricos, torneiras, dispensadores. Além disso, foram reconfiguradas as áreas de trabalho e de exposição dos veículos para respeitar a distância de segurança de dois metros entre os próprios trabalhadores e os clientes; foram também instaladas divisórias de acrílico protectoras nos postos de atenção ao cliente, assim como sinalética específica para fomentar o distanciamento social. Foram colocados dispensadores de álcool gel em todas as zonas comuns e zonas de trânsito dos clientes com cartazes explicativos que incitam ao seu uso frequente.
- Trabalhadores: Todas as pessoas que trabalham nas instalações dos concessionários terão acesso a máscaras e luvas de nitrilo descartáveis e serão constantemente recordados da necessidade de manter a distância de segurança. Os clientes terão igualmente acesso a este equipamento a partir do momento que entrem no concessionário. Os trabalhadores da rede Ford passam por uma revisão diária de medição de temperatura corporal antes de iniciarem as suas actividades no respectivo posto de trabalho.
- Veículos: os veículos de exposição, os veículos dos clientes nas oficinas e a frota de veículos de testdrive e de cortesia passarão por um processo de limpeza e higienização exaustivo, com especial ênfase nas superfícies de contacto como o volante e controlos, tablier, manípulos das portas, conductos de ventilação, alavanca das mudanças, travão de mão, apoio de braços, comando das janelas, espelhos, porta luvas e cintos de segurança, onde se aplicará gel desinfectante específico. Uma vez desinfectado o veículo é colocada uma cinta que indica que o veículo está disponível para ser usado. A chave do veículo será guardada de forma higiénica numa bolsa hermética para evitar a manipulação directa por diferentes pessoas. No momento da entrega, a chave será entregue com um certificado de limpeza e desinfeção do veículo assinado pela pessoa que prestou esse serviço, além de uma lista detalhada das medidas de limpeza adoptadas.
Os serviços da rede Ford, sem sair de casa
Os clientes de oficina que não desejem deslocar-se ao concessionário dispõem agora do programa Pick Up & Clean, que permite realizar as suas operações de oficina, sejam revisões de manutenção ou reparações, sem sair de casa.
Este programa inclui a recolha do veículo no domicílio do cliente, a disponibilidade de um veículo de cortesia durante a duração da reparação e a devolução do veículo reparado à porta de sua casa.
Uma vez reparado o veículo, procede-se a uma exaustiva desinfeção com especial incidência nas superfícies de contacto como o volante e controlos, tablier, manípulos das portas, conductos de ventilação, alavanca das mudanças, travão de mão, apoio dos braços, comandos das janelas, espelhos, porta luvas e cintos de segurança, onde se aplicará gel desinfectante específico.
O programa Pick Up & Clean tem um custo de apenas 19€.
Além deste serviço, a Ford oferece aos seus clientes de oficina, o serviço Contactless que evita todo o contacto com os trabalhadores do concessionário. O cliente entrega o seu veículo ao concessionário, deixa a chave num depósito na recepção e pode solicitar online a sua reparação. Posteriormente, recebe um vídeo com o diagnóstico da avaria ou manutenção com o orçamento. O cliente pode aprová-lo por email e fazer o pagamento online.
Uma vez reparado o veículo o cliente poderá, de forma segura, levantar a chave directamente no concessionário e levará o veículo sem qualquer contacto com os trabalhadores do concessionário.