Ver todas

Back

Oficinas portuguesas tomam medidas adicionais mas não fecham na sua generalidade

16 Março, 2020

Através da internet foi possível ficar a conhecer quais as medidas que muitas oficinas de automóveis tomaram para manterem a sua atividade, seguindo as orientações da Direção Geral da Saúde.

O efeito do Corona Vírus chegou a todos os setores de forma transversal e o setor automóvel / oficinal será também muito afetado. Sendo certo que a quilometragem automóvel média diária irá baixar de forma considerável, também é verdade que muitos veículos se manterão em circulação e será necessário continuar a prestar serviços pós-venda.

Muitas das oficinas reduziram os seus horários de abertura e passaram a funcionar apenas com marcações de modo a gerirem melhor o processo de receção e entrega, evitando aglomeração de clientes.

As oficinas fecharam também os espaços de receção e fazem o atendimento a apenas uma pessoa de cada vez. Algumas prepararam um kit de higienização, neste caso, para colocar nos carros dos clientes.

Algumas oficinas estão a pedir que os pagamentos sejam feitos por multibanco ou por transferência bancária, evitando o uso de notas e moedas, e que as faturas serão enviadas por email ou por carta.

Apesar de tudo, já existem também oficinas a encerrar os seus serviços, cortando de vez com qualquer hipótese de transmissão da doença. Porém, outras, apesar de encerradas, apenas atendem a serviços de urgência avaliados caso a caso.

Também nas peças os serviços estão a ser muito restringidos. O atendimento ao balcão em muitos estabelecimentos (casas de peças) está a ser desaconselhado, incentivando-se os clientes (oficinas) a utilizarem o telefone, mail, whatsapp ou qualquer outra forma de contacto. No balcão estão a ser permitidas uma a duas pessoas (clientes) e algumas casas de peças já pensam em encerrar o serviço de entregas.

 

PALAVRAS-CHAVE