Ver todas

Back

OLX e Portal da Queixa combatem fraude digital

25 Fevereiro, 2020

O aumento exponencial e repentino das queixas de consumidores vítimas de fraudes em esquemas digitais ou com recurso a meios digitais foi o ponto de partida para que o Portal da Queixa e o OLX decidissem unir esforços no sentido de inverter este cenário. O negócio de componentes e peças auto é muito representativo nesta plataforma.

O principal objetivo desta parceria visa a estreita colaboração, troca de informação e sinergias entre as duas entidades com o propósito de se criarem procedimentos que ajudem os consumidores a evitarem este tipo de situações ou a minimizarem o impacto das mesmas. As queixas mais apresentadas são por fraudes que se verificam através de pagamentos online, esquemas fraudulentos através de SMS, roubos de identidade e dados pessoais, lojas online fictícias, phishing e outros tipos de cibercrimes

Queixas disparam em 2020

Em 2019, o Portal da Queixa recebeu 3.450 reclamações relacionadas com burlas, mais 13% do que em 2018, ano em que pouco ultrapassavam as 3,000. A avaliar pelos números do início deste ano, as ocorrências não dão sinais de abrandar. Em janeiro de 2020 registaram-se 330 reclamações, o que signfica um aumento de 19% quando comparadas às 277 verificadas em janeiro do ano passado. Todos os dias o Portal da Queixa recebe, em média, dez casos relacionados com burlas ou esquemas de fraude que lesam os consumidores.

Para Pedro Lourenço, CEO e fundador do Portal da Queixa, “…mais do que uma intenção, trata-se de uma parceria cívica e social que convida à luta todos os que não ficam indiferentes a estes fenómenos e aos consequentes perigos diários que representam”.

Uma realidade que, na opinião do responsável do Portal da Queixa, que é também embaixador da Comissão Europeia para os direitos dos consumidores, através da iniciativa #yourEUright, “só poderá ser invertida com a partilha de conhecimento, assente numa estratégia global e com a mobilização de todos na construção desta mudança social”, afirma.

OLX Portugal é o que apresentar menor índice de fraudes da Europa

O tema da fraude digital ou com recurso a meios digitais não é novo para o OLX, sendo uma das suas principais preocupações/prioridades não apenas em Portugal como em outros mercados em que atua. Nesse sentido, o OLX realiza periodicamente inquéritos a utilizadores nos diferentes mercados, via app, para aferir a evolução de experiências negativas verificadas na plataforma. No estudo de dezembro de 2019, feito a 1000 utilizadores do OLX Portugal, apenas 95 dos inquiridos referiram ter tido uma má experiência. O mercado português foi, assim, o que registou um índice mais baixo de más experiências entre todos os mercados europeus em que opera o OLX Group.

Para Andreia Pacheco, Brand Manager do OLX em Portugal “acreditamos que estes resultados estão diretamente relacionada com o trabalho que a nossa equipa de Segurança e Qualidade tem vindo a fazer, com novas medidas, métodos de trabalho, melhoria da tecnologia e, claro, parcerias como a que acabamos de estabelecer com o Portal da Queixa. Temos já previsto fechar, ainda este ano, mais parcerias com outras entidades muito relevantes no panorama nacional, com intervenção direta no combate à esquemas deste género, que a seu tempo iremos divulgar”.

“Esta é uma das grandes prioridades do OLX Portugal este ano e definimos um plano de ação muito abrangente, no tipo de iniciativas e públicos-alvo, que tem como principal ambição reforçar o nosso estatuto de eduadores / pioneiros / formadores nesta temática da transação digital ou com recurso a meios digitais”, conclui a responsável.

Sobre o Portal da Queixa:

  • + 412.000 Utilizadores registados
  • 360.000 Reclamações recebidas (100k só em 2019)
  • 7.100 Marcas presentes na plataforma
  • ±10 Milhões de visitas únicas ao Portal da Queixa

PALAVRAS-CHAVE