Ver todas

Back

Opel Movano 100% elétrico apresentado ao mercado Português

19 Janeiro, 2024
299 Visualizações

A Opel apresentou recentemente ao mercado Português o novo Movano, desta vez na sua versão 100% elétrica. 

Com a sua diversificada gama de carroçarias, até 17 m3 de volume de carga e uma carga útil de até 2 toneladas, o maior veículo comercial ligeiro (VCL) da marca do Blitz foi sempre marcante. O novo Movano mantém todas as qualidades líderes da sua classe e adiciona novas características, tais como sistemas avançados de assistência ao condutor que permitem, pela primeira vez, uma condução autónoma de nível 2. Mais importante ainda, com o novo Movano Electric, isento de emissões locais, a Opel prossegue a sua estratégia de eletrificação, agora com mais potência e mais autonomia.

O novo veículo elétrico de transporte é alimentado por um motor elétrico particularmente potente com 200 kW/270 cv e 400 Nm de binário. Graças à nova bateria de 110 kWh, o novo Movano Electric pode percorrer até 420 quilómetros sem paragens para carregamento, o que o torna um parceiro capaz e fiável, mesmo em deslocações mais longas. A nova tomada de 230 V no painel de bordo, que permite alimentar ou recarregar dispositivos elétricos, proporciona uma versatilidade adicional.

No interior, as atenções centram-se na conetividade, na ergonomia e no conforto. O renovado cockpit oferece sistemas de infoentretenimento com touchscreens a cores até 10 polegadas. O carregamento de smartphones sem fios está disponível, tal como o acesso e o arranque sem chave. Um versátil banco corrido “Eat & Work” pode também ser utilizado como superfície de trabalho. O Movano sublinha o seu carácter novo, moderno e orientado para o futuro quando visto do exterior, apresentando um design renovado à frente e atrás, típico da marca, bem como faróis LED opcionais.

O novo Opel Movano oferece o sistema de propulsão adequado a cada perfil de utilizador. O Movano Electric, isento de emissões locais, estabelece novas referências, do motor à bateria. Anteriormente, o motor elétrico do Movano tinha uma potência de 90 kW/122 cv, mas o novo motor tem agora 200 kW/270 cv. O binário máximo disponível ao primeiro toque no acelerador aumentou de 260 para 400 Nm, permitindo ao Movano Electric acelerar vigorosamente num arranque parado, mesmo quando totalmente carregado, e percorrer rapidamente distâncias a velocidades até 130 km/h. As anteriores baterias de 37 e 70 kWh foram substituídas por uma bateria de 110 kWh que proporciona até 420 km de autonomia de condução (de acordo com a norma WLTP1). Assim, os utilizadores do Movano Electric podem agora percorrer até 170 km mais do que anteriormente com um único carregamento da bateria.

 

Dependendo das preferências, os condutores do Movano Electric podem optar entre três modos de condução para otimizar o desempenho e a autonomia: “Normal” (limitado a 160 kW de potência), “Eco” para uma otimização da autonomia (120 kW) e “Power” para o máximo desempenho (200 kW). Os condutores podem também definir quatro níveis de recuperação em travagem utilizando as patilhas atrás do volante.

O novo Movano Electric está equipado de série com um carregador de bordo trifásico de 11 kW para carregamento com corrente alternada (AC). É também o primeiro Opel a oferecer a opção de carregamento com até 150 kW DC (corrente contínua). Numa estação pública de carregamento rápido, são necessários apenas 55 minutos para recarregar até 80% da capacidade da bateria.

Disponível em opção, a tomada de 230 V proporciona maior funcionalidade. Esta solução ajuda a carregar facilmente dispositivos elétricos, como computadores portáteis, baterias de ferramentas elétricas, tablets e outros equipamentos de baixa potência que necessitem de eletricidade até 150 Watts. A tomada está convenientemente posicionada no painel de instrumentos, num local central, e é facilmente acessível aos ocupantes dos bancos da frente.

PALAVRAS-CHAVE