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Opel revela terceira geração do Vívaro

A terceira geração do Opel Vívaro prepara-se para chegar a um mercado de furgões médios que continua a crescer. Desde 2001, o Opel Vívaro construiu uma excelente reputação como furgão de mercadorias ou escritório sobre rodas, tendo alcançado já cerca de um milhão de unidades produzidas.

Com versões de diferentes dimensões e uma longa lista de tecnologias inovadoras, o novo Vívaro está mais apto do que nunca a lançar-se a uma vasta série de géneros de trabalho. Registe-se que no futuro caberá à Opel a responsabilidade do desenvolvimento à escala mundial dos veículos comerciais para todo o Groupe PSA.

Assente numa plataforma moderna, o novo Vívaro disponibiliza uma gama completa de variantes, que podem ser encomendadas a partir do segundo trimestre de 2019 – furgão fechado Cargo, ‘crew cab até seis lugares, chassis-cabina e uma variante Combi de passageiros. Pela primeira vez, o modelo tem a oferta de três comprimentos, em vez de apenas dois: 4,6 m, 4,95 m e 5,3 m. Com capacidade até 6,6 m3, o novo furgão da Opel consegue transportar até 1400 kg de carga – mais 200 kg que o modelo anterior. O mesmo se aplica à capacidade de reboque, que aumenta 500 kg, para um total de 2500 kg.

O novo Vívaro só é mais modesto na altura, que se cifra em 1,9 metros na maior parte das variantes. A estabilidade e a segurança em piso escorregadio é garantida com a ajuda do sistema de controlo de tração IntelliGrip. O Vívaro surge ainda numa versão especial ‘work-site’ que permite acesso facilitado a locais de construção civil, por exemplo, graças a uma suspensão elevada e a proteções inferiores. A Opel disponibilizará também uma versão com tração integral produzida pela Dangel.

O acesso ao compartimento de carga é garantido pela grande abertura traseira e pelas portas laterais. Pela primeira vez no modelo Vívaro, as portas laterais de correr podem ter comando elétrico com abertura automática, recorrendo a sensores de pé. O novo Vívaro consegue transportar objetos longos até 4,02 metros utilizando a abertura FlexCargo sob o banco do passageiro da frente.

No habitáculo do novo Vívaro, condutor e passageiros sentem-se como se estivessem num automóvel de passageiros. Vários sistemas de assistência à condução, como o ‘head up display’, a câmara traseira 180º, o alerta de colisão dianteira iminente, a travagem automática de emergência e o programador de velocidade simplificam a utilização do furgão. Com bancos colocados em posição ergonómica, todos os comandos estão visíveis e ao alcance fácil do condutor. A conectividade com o exterior é assegurada por avançados sistemas de informação e entretenimento.

Em 2020, o leque de motorizações eficientes do Vívaro será alargado com a chegada de uma versão elétrica a bateria. A Opel iniciará, desta forma, a eletrificação da sua gama de veículos comerciais ligeiros.

Três comprimentos e FlexCargo

A gama do novo Opel Vívaro surge com a opção de três comprimentos diferentes. A variante mais compacta, com 4,6 metros, tem um diâmetro de viragem de apenas 11,3 metros, disponibiliza um compartimento de carga com volume de 4,6 metros cúbicos, que pode ser aumentada para 5,1 m3 graças ao sistema FlexCargo do lado do passageiro. Com isto, o Vívaro mais curto consegue transportar objetos longos até 3,32 m, em vez de 2.16 m. As variantes de 4,95 e 5,3 metros apresentam capacidades de carga máxima de 5,8 e 6,6 m3, respetivamente. Desta forma, o Vívaro acomodam facilmente escadas ou painéis até 3,67 ou 4,02 de comprimento. Os pequenos objetos, por seu turno, têm múltiplos espaços de arrumação no habitáculo.

As costas do banco do passageiro do meio rebatem, dando forma a uma mesa de trabalho para documentos, um computador portátil ou um ‘tablet’. Para abrir as portas laterais deixa de ser necessário pousar objetos, bastando fazer um movimento do pé para acionar a abertura elétrica automática. Sublinhe-se que as portas de correr controladas por sensores são oferecidas pela primeira vez na nova geração.

O novo Vívaro está disponível com ‘head up display’ – inédito neste segmento. Por outro lado, os sistemas baseados na câmara dianteira e no radar contemplam:

· Manutenção de Faixa de Rodagem;

· Reconhecimento de Sinais de Trânsito;

· Alerta de Fadiga do Condutor;

· Programador de Velocidade Adaptativo, capaz de ajustar a velocidade à do veículo da frente;

· Alerta de Colisão Dianteira Iminente, com dois níveis de alerta;

· Travagem Automática de Emergência, com capacidade para evitar uma colisão ou reduzir os seus efeitos.

O Vívaro dispõe de sensores de ultrassons à frente e atrás, que avisam para obstáculos nas manobras a baixa velocidade e alertam para a presença de veículos nos ângulos cegos laterais. Dependendo do nível de equipamento, as imagens captadas pela câmara traseira são mostradas no espelho retrovisor interior ou no ecrã de sete polegadas da consola central.

Os sistemas de infoentretenimento Multimedia Radio e Multimedia Navi Pro possuem um grande ecrã tátil de sete polegadas. Ambos oferecem funções de integração de telefone através de Apple CarPlay e Android Auto. A versão Multimedia Navi Pro inclui navegação 3D com mapas de toda a Europa.

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