Ver todas

Back

Opel vai conectar carros com as suas oficinas

13 Setembro, 2019

A Opel lança este ano um conjunto de serviços de conectividade e assistência designado OpelConnect, que permitem, entre outras informações, efetuar uma chamada para o serviço de assistência da marca.

Num acidente com acionamento de ‘airbags’ ou de tensores dos cintos de segurança, é efetuada automaticamente uma chamada de emergência para o centro de atendimento de emergências das autoridades locais (com a designação internacional de ‘Public Safety Answering Point, PSAP). Se não existe resposta da parte dos ocupantes, o PSAP transmite às equipas de socorro a hora do acidente, a localização do veículo e o sentido em que circulava. A chamada de emergência pode ser efetuada manualmente pressionando a tecla vermelha SOS situada junto ao espelho retrovisor interior, durante mais de dois segundos.

A chamada em caso de avaria estabelece uma ligação direta com o serviço de assistência da Opel. Se o condutor desejar, o sistema pode enviar automaticamente importante informação como a localização do veículo, dados de diagnóstico, hora da avaria, valores de temperatura do líquido de arrefecimento e do óleo, bem como alertas de manutenção.

O utilizador pode obter informações acerca do veículo através da aplicação myOpel e do serviço de Estado e Informação do Veículo. Os dados disponíveis incluem quilometragem, consumo médio de combustível, intervalos de manutenção e reabastecimentos, bem como lembretes quando se aproximam as alturas das revisões. Para além do utilizador, o concessionário que este selecionou é também avisado dos intervalos de manutenção, facilitando o agendamento da intervenção.

Controlo remoto de funções do veículo

Operações como o acionamento do fecho centralizado para abrir ou fechar portas, e a ligação de buzina e faróis para localizar o veículo num parque de estacionamento, por exemplo, podem ser efetuadas através dos Serviços Remotos. Em modelos de motorização elétrica, como o Corsa-e ou o Grandland X Hybrid4, é possível também verificar o estado da carga da bateria. Os períodos de recarregamento e a pré-climatização podem igualmente ser programados a partir da mesma aplicação.

Com o sistema de fechadura sem chave Open & Start, o acesso ao automóvel pode ser partilhado com a família, uma vez que a aplicação permite que o proprietário dê permissão até cinco pessoas2.

A melhor informação sobre tráfego

A Navegação em Tempo Real3 garante informações atualizadas sobre tráfego, o que permite detetar e evitar rapidamente os congestionamentos. O sistema apresenta percursos alternativos e calcula a hora de chegada. Noutra vertente, são assinaladas as estradas com tráfego mais intenso, permitindo ao condutor escolher trajetos com menos trânsito. Outros serviços prestam informações de preços de combustível nos postos de abastecimento situados no percurso, parques de estacionamento e respetivos custos, condições meteorológicas e pontos de interesse como restaurantes e hotéis. No caso dos modelos com motorização eletrificada, o sistema indica a localização e disponibilidade de postos de recarregamento.

Os condutores que pretenderem obter dados detalhados sobre o seu perfil de condução podem consultar a funcionalidade Gestão de Viagem e Condução. Parâmetros sobre a última viagem, como a duração, distância percorrida, consumo de combustível e velocidade média são apresentados aqui. E a Orientação Last Mile fornece indicações de navegação a pé, ‘do carro à porta’.

O OpelConnect e o Free2Move vão em breve oferecer funcionalidades adicionais específicas de cada país, que vão desde o Charge My Car, com planeador de viagens e acesso a postos de carregamento para automóveis elétricos, até serviços especiais para utilizadores de frotas.

O OpelConnect estará disponível a partir do outono de 2019 em 12 países: Alemanha, Áustria, Bélgica, Espanha, França, Holanda, Itália, Luxemburgo, Polónia, Portugal, Reino Unido e Suíça. A oferta será progressivamente alargada a outros países europeus.

O OpelConnect é proposto na lista de equipamento opcional com preço de 300 euros, nos modelos Corsa (novo), Crossland X, Grandland X, Combo, Zafira Life e Vívaro. O sistema é de série nas versões com dispositivos de infoentretenimento Multimedia Navi e Multimedia Navi Pro, bem como nos novos Corsa-e elétrico e no híbrido ‘plug-in’ Grandland X Hybrid4.

 

PALAVRAS-CHAVE