Ao nível do retalho no setor da repintura a Original Colors é uma pequena empresa, do Lavradio (Barreiro) que tem na proximidade ao cliente e na diversificação da oferta de produtos dois dos seus trunfos.
Por influência familiar e profissional, neste caso do Pai, Miguel Ferreira e o seu irmão Eduardo cedo decidiram o caminho profissional que ambos queriam traçar para o futuro.
A Original Colors existe há cerca de 8 anos, mas antes da abertura da mesma, já os dois irmãos trabalhavam na área da repintura automóvel e das lavagens auto, negócio
que profissionalizaram ainda mais, precisamente com a abertura de uma primeira loja no Lavadrio, embora mais tarde tenham mudado de instalações, onde atualmente se encontram.
PRODUTOS
É muito vasto o leque de representações da Original Colors que se dividem por cinco setores fundamentais: repintura auto, car care, equipamentos de lavagem, lavagem
auto e outros equipamentos.
A empresa assume a exclusividade de três representações para o mercado português: os aspiradores Kemak, os vernizes da Kristal Coatings e os produtos químicos para lavagens auto da Atas. “Fazemos a importação dos produtos Atas para a lavagem no setor da indústria e no setor automóvel, onde se incluiu a parte dos transportes e as estações de serviço, tendo alguns clientes de referência nesta área”, refere Miguel Ferreira, gerente da original Colors, que adianta que a empresa também trabalha o setor da revenda e tem também alguma exportação para Angola.
Onde a empresa do Lavradio possui o maior leque de representações é no setor da repintura automóvel, quer ao nível da tinta, quer nos produtos no-paint. “Trabalhamos com a PPG tendo a responsabilidade de trabalhar esta marca na margem sul, mas também comercializamos a QuickLine e a Max Meyer, ambas do mesmo grupo, o que nos permite ter uma oferta muito global em qualidade e em preço”, explica o gerente da empresa. A empresa tem ainda a Kristal Coatings, mas nesta marca trabalha apenas alguns produtos, como os vernizes, catalisadores, primários e betumes.
Dentro da área dos consumíveis, o leque de representações é muito grande, passando pela SIA, Norton, Colad, 3M, DeVilbiss, Rupes, Sata, entre outrass. “Não nos dedicamos a nenhuma marca em concreto. Apostamos em trabalhar com diferentes marcas para podermos dessa forma servir os clientes em diferentes patamares de qualidade, pois cada um dos clientes tem também as suas preferências de marca”, afirma o mesmo responsável.
LOGÍSTICA
A empresa do Lavadrio faz entregas aos clientes através de frota própria, dentro da região, ou recorrendo a transportadores, para clientes de outras regiões, tendo também vendas em balcão, que continuam a ser muito importantes na atividade da Original Colors.
Nos produtos mais técnicos que comercializa, a Original Colors recorre às formações e ao apoio técnico que os fornecedores garantem, nomeadamente ao nível das tintas. “A maioria dos nossos produtos são para utilização profissional, sendo este o mercado ao qual nos dedicamos. Obviamente que tendo porta aberta, também vendemos ao cliente final, mas como são produtos técnicos acabamos por convencer o cliente que ir a uma oficina lhe vai sair mais barato”, refere o mesmo responsável.
MERCADO
Em termos de negócio a Original Colors tem separadas as áreas da repintura e dos químicos. Mesmo que tenha clientes comuns para ambos os tipos de produto, ambos merecem um tratamento diferenciado dentro da empresa.
Estando muito próxima dos seus clientes oficinais, Miguel Ferreira diz que um dos grandes problemas do setor são os recebimentos, mas que existem outros, nomeadamente no que diz respeito à higiene, limpeza e apresentação das instalações. “Muitas das oficinas deviam mudar os seus conceitos quanto a estes aspetos. Já existem algumas que apostam na imagem e na qualidade das instalações, mas deveriam ser muitas mais a fazê-lo, pois os clientes valorizam cada vez mais a imagem e limpeza das instalações”, afirma o gerente da empresa do Lavadrio.
Com um site muito explicativo quanto às linhas de produtos que comercializa, um dos aspetos que tem diferenciado bastante o trabalho deste retalhista é a sua atividade nas redes sociais e, segundo os seus responsáveis, uma boa parte de negócio acaba por entrar na empresa por esta via. “As pessoas procuram muito as novidades, depois pedem preços e isso traduz-se em negócio, que nos tem permitido chegar a clientes de outras regiões que de outra forma não chegaríamos”, conclui Miguel Ferreira.
Original Colors
Lavradio
Miguel Ferreira
212 091 024
geral@originalcolors.pt
www.originalcolors.pt