Ver todas

Back

“Os acontecimentos mais relevantes em 2025 foram a democratização do acesso aos dados do veículo e a cibersegurança”, Paulo Pimentel Torres, Vieira & Freitas

28 Janeiro, 2026

Paulo Pimentel Torres, da Vieira & Freitas, faz um balanço de 2025 marcado pela recuperação sustentada e pela aposta clara na digitalização, analisando os principais impactos no aftermarket, do acesso aos dados do veículo à cibersegurança, e antecipa um 2026 mais exigente, competitivo e orientado para a inteligência artificial, eficiência logística e evolução das plataformas B2B.

Que balanço fazem do ano de 2025 na atividade da vossa empresa? 

O ano de 2025 foi marcado pela resiliência e adaptação tecnológica. Após um período de instabilidade nas cadeias de abastecimento nos anos anteriores, 2025 consolidou uma recuperação. O foco incidiu na digitalização de processos logísticos e no reforço do stock de proximidade para responder à crescente exigência de rapidez dos nossos parceiros. O balanço foi positivo, com um crescimento sustentado.

Qual foi, na sua perspetiva, o fator ou acontecimento mais impactante no aftermarket em 2025? 

Os acontecimentos mais relevantes em 2025 foram a democratização do acesso aos dados do veículo (S-ADS) e a cibersegurança. Com a implementação rigorosa das normas europeias sobre o acesso à informação técnica, as oficinas independentes ganharam ferramentas cruciais para competir com as redes oficiais na reparação de veículos conectados, contudo ainda carece de formação.

Que mudanças acredita que poderão marcar o aftermarket automóvel em 2026, tendo em conta as transformações recentes do mercado? 

A Consolidação de Redes: A tendência de concentração de operadores (fusões e aquisições) continuará,  visando ganhar escala e capacidade de investimento tecnológico. O mercado continuará como um grande desafio competitivo.

Que investimentos e estratégias está a vossa empresa a planear implementar em 2026 e em que áreas?

As prioridades para este ano centram-se em: Investimento em IA, otimizações logísticas com apoio da IA e otimização de rotas através de IA. Plataformas E-commerce B2B: Melhoria da experiência do utilizador nos portais de encomenda, com integração de “catálogos inteligentes” que utilizam a matrícula e VIN para identificar peças com “erro zero”.

PALAVRAS-CHAVE