Ver todas

Back

“Os actores mais fortes e com maior capacidade irão ter oportunidades de conquista de mercado”, Sérgio Vitorino, Norauto

Com uma rede de oficinas próprias espalhadas pelo país, a Norauto vê que a inflação lhe poderá trazer novas oportunidades de negócio. Sérgio Vitorino, Business Intelligence da Norauto, diz que “se esta tendência de inflação se mantiver efectivamente podemos esperar mais impactos no mercado oficinal”.

Que efeito está a ter neste momento a inflação no negócio oficinal?
Infelizmente a inflação tem sido um ponto negativo transversal à nossa economia no seu geral, impactando o poder de compra dos portugueses. O negócio oficinal não passa ao lado deste fenómeno e tem sofrido impactos, quer ao nível do custo dos materiais derivado pelos aumentos dos custos das matérias primas, quer pelos custos logísticos e de funcionamento derivados pelo aumento dos custos energéticos.

A Norauto tem-se adaptado a esta inflação balanceando os aumentos dos custos com uma política de pricing mais dinâmica no sentido de acompanhar a tendência do mercado, que tem subindo os preços de venda médios, sem nunca esquecer o seu posicionamento de “price maker” e de sobretudo permitir aos seus clientes continuar a fazerem uma manutenção correta das suas viaturas a preços que possam suportar. Ao colocarmos desde sempre o nosso foco no cliente e no mercado temos conseguido ultrapassar estas crises, lembrando a intervenção da troika, a pandemia Sars Cov-2 (que ainda poderá voltar a impactar) e agora esta instabilidade geopolítica, como tal podemos afirmar que apesar deste momento difícil de escalada de preços sentimo-nos confiantes em continuar ao lado dos automobilistas garantindo a sua mobilidade.

A médio prazo qual poderá ser o impacto da taxa de inflação muito alta no negócio oficinal?
Se esta tendência de inflação se mantiver efectivamente podemos esperar mais impactos no mercado oficinal, não cremos que o número de viaturas em circulação possa diminuir drasticamente e o automóvel irá ainda se manter como o meio de transporte favorito, mas aliado a um parque automóvel mais antigo e envelhecido cremos que poderá incentivar os automobilistas a procurar soluções mais baratas e económicas para realizar as manutenções das suas viaturas, alguns actores poderão ter mais dificuldades em se ajustar a um aumento constante dos preços e de uma possível redução de procura ou de uma procura mais de oportunidade. Poderá também diminuir o número de quilómetros percorridos por ano, e as diferentes insígnias terão que inovar e reinventar os seus negócios para continuar a atrair clientes. Se a inflação continuar a subir, naturalmente que os preços de venda irão subir, os actores mais fortes e com maior capacidade irão ter oportunidades de conquista de mercado, na Norauto iremos estar atentos aos aumentos e às necessidades dos automobilistas para que uma vez mais, ao seu lado, possamos ultrapassar mais uma fase difícil em termos económico sociais.

Que medidas está a dinamizar para combater esta subida da taxa de inflação e uma previsível redução do número de entrada de automóveis na oficina?
Na Norauto estamos a trabalhar em políticas de pricing mais dinâmicas e reactivas, procuramos um constante equilíbrio e sobretudo continuar a dar uma oferta acessível aos automobilistas, com toda a segurança, qualidade, exigência, com soluções inovadoras e novas soluções de mobilidade urbana. Disponibilizamos um serviço de desempanagem e montagem de baterias ao domicílio para auxiliar os nossos clientes, apresentamos actualmente um inovador serviço de descarbonização de motor que permite às viaturas mais antigas e não só, terem performances mais limpas, ecológicas mas também menos dispendiosas pois permite ajudar na redução de consumo de combustível. Apostamos cada vez mais na formação e em serviços direcionados para as novas viaturas híbridas e elétricas, nos diagnósticos electrónicos e na identificação e resolução de possíveis problemas. Simultaneamente continuamos a apostar forte na mobilidade urbana e no “last mile” com ofertas de bicicletas e trotinetes eléctricas, com serviços de reparação associados. Hoje em dia a dinamização e desenvolvimento do nosso e-commerce, www.norauto.pt, é fundamental, estando em casa os nossos clientes tem acesso e podem comprar milhares de produtos, podendo receber em sua casa ou levantar nos nossos centros auto, podem também marcar serviços de manutenção para as suas viaturas usando os nossos catálogos electrónicos de identificação de peças e do serviço adequado à sua viatura, evitando assim deslocações prévias aos nossos centros. Cremos na nossa capacidade de inovação e reacção e sobretudo na força dos nossos recursos humanos para continuar a desenvolver o negócio e ultrapassar mais esta dificuldade, sempre ao lado dos nossos clientes.

 

 

 

PALAVRAS-CHAVE