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“Os prazos médios de entrega de peças aumentaram substancialmente”, Rui Costa, após-venda Nissan

1 Fevereiro, 2022

Rui Costa, diretor após-venda da Nissan em Portugal diz que o impacto dos veículos elétricos nas oficinas Nissan é ainda muito reduzido, mas que é já evidente que os automóveis elétricos incorporam menos peças e menos mão-de-obra que as viaturas tradicionais.

A forte quebra das vendas de automóveis novos (e usados) verificada nos últimos dois anos no mercado português, foi compensada por um reforço da aposta na atividade Pós-Venda? Ou não existe qualquer relação?
A aposta da marca e dos seus concessionários não se alterou substancialmente, pois já existia um grande foco na atividade Pós-Venda e um seguimento a todos os programas da marca nesta área. Sendo disso o melhor exemplo o Programa Promessa Cliente Nissan.

Quantas viaturas foram assistidas na rede oficial da vossa(s) marca(s) em 2021 (Qual foi a evolução deste indicador [em %] face a 2020)?
Dado que trabalhamos de acordo com o ano fiscal japonês, que decorre entre abril 2021 e março de 2022, não temos assim esse valor fechado. Contudo, relativamente à faturação e apesar de todas as contrariedades continuamos a crescer face ao ano fiscal de 2020.

A relativa escassez de peças originais (com prazos de entrega mais dilatados) que efeitos trouxe para a vossa atividade Pós-Venda? Houve um aumento do valor médio por folha de obra? Maiores tempos de espera dos veículos em oficina?
A situação da logística de peças ganhou bastante complexidade nos últimos dois anos, fruto direto da situação pandémica em todo o mundo.
As complicações são a todos os níveis, desde a disponibilidade de matérias primas, à produção em fábrica dos produtos e toda a logística de transporte de peças, sendo que neste último caso os prazos médio de entrega aumentaram substancialmente devido aos constrangimentos existentes em toda a cadeia de produção e transporte.

Como é encarado o negócio de peças originais fora da rede oficial? Foram definidas algumas estratégias para potenciar as vendas de peças fora da rede oficial?
Temos estabelecido um forte Programa de Venda Externa, que é trabalhado diretamente pelos nossos concessionários e que, paulatinamente, têm vindo a aumentar o seu volume de negócio nesta área especifica da atividade de peças.

Quais foram as principais novidades introduzidas na rede pós venda oficial da marca em 2021?
Em 2021 o objetivo foi o de consolidar todos os Programas da Marca e, apesar de todas as condicionantes pandémicas, manter um elevado nível operacional nas nossas oficinas, para dar o melhor serviço possível aos nossos clientes.
Neste campo temos, enquanto Marca, que agradecer todos os esforços feitos pela nossa Rede de Concessionários que foi capaz de manter em todo o tempo uma operacionalidade muito elevada.

Do total de entrada em oficina em 2021, quanto representou a manutenção / reparação de veículos elétricos?
Tal como comentei anteriormente, ainda não temos números finais, contudo podemos dizer que o número de viaturas elétricas assistidas na nossa rede de concessionários tem aumentado a cada ano, sendo uma consequência direta da liderança do Nissan LEAF nas vendas de automóveis elétricos em Portugal.

Qual o impacto que a crescente eletrificação do parque automóvel tem na vossa atividade Pós-Venda?
Nesta fase o impacto é ainda residual, pois o parque circulante de viaturas elétricas, face às tradicionais a combustão, ainda é muito reduzido quando pensamos no total de parque circulante existente, contudo é já evidente que os automóveis elétricos incorporam menos peças e menos mão-de-obra que as viaturas tradicionais.
Creio que nos próximos anos esta realidade não se irá alterar substancialmente, mas estamos empenhados a encontrar as melhores soluções, quer para a nossa rede de concessionários, quer para os nossos clientes.

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