A Clarios tem desenvolvido e aprimorado cada vez mais a tecnologia AGM, dedicada às necessidades de energia dos novos veículos. Carlos Corzo, Key Account Manager Iberia da Clarios, explica à PÓS-VENDA PESADOS a estratégia da empresa em direção ao futuro.
Como perspetivam o futuro do negócio de aftermarket ao nível das peças para veículos pesados?
Os fabricantes na UE têm de reduzir as emissões de gases de escape em 15% até 2025 e 30% até 2030. Novas funções, incluindo start-stop, por exemplo, serão instaladas para cumprir os regulamentos. Há uma tensão adicional na bateria, que terá de suportar dispositivos eletrónicos e eléctricos que melhoram a eficiência, segurança e conforto da condução. Além disso, as viagens hoje em dia demoram mais tempo, o que se traduz em mais noites na cabine, com dispositivos que descarregam a bateria durante os períodos de descanso.
Que investimentos tem feito a vossa marca para se preparar para as necessidades das futuras gerações de veículos pesados?
A Clarios desenvolveu, juntamente com os principais fabricantes europeus de camiões, a VARTA Promotive AGM, para assegurar plena funcionalidade e prontidão para todas as crescentes exigências dos clientes – hoje e no futuro.
Que impacto terá no vosso negócio de peças aftermarket o aumento de veículos pesados elétricos? Que desafios e oportunidades trazem à vossa marca estas novas formas de propulsão?
Todos os fabricantes têm estado a trabalhar em desenvolvimentos na área dos veículos comerciais pesados eléctricos. O foco principal dos OE e das frotas é o de conseguir o máximo de as EO e das frotas para obter o máximo de distância operacional possível da unidade de energia eléctrica. Isto significa que a energia para as funções de conforto na cabine serão fornecidas pela tecnologia VARTA AGM.
Vão lançar novas gamas de peças para veículos pesados num futuro próximo? Quais?
Os camiões elétricos terão sistemas semelhantes, como os veículos elétricos ligeiros. Ambos terão um sistema de alta voltagem para mobilidade e um sistema de baixa voltagem para sistemas como luz, rádio, GPS, etc. Além disto, ainda temos o desafio das cargas durante as paragens, o que significa que ainda teremos uma bateria de baixa voltagem para estes sistemas. Os veículos pesados elétricos também utilizarão baterias Truck AGM. De facto, os primeiros fabricantes de camiões já escolheram a Varta Promotive AGM para a próxima geração de camiões elétricos.
Artigo publicado na Revista Pós-Venda Pesados n.º 34 de junho/julho de 2021. Consulte aqui a edição.