Ver todas

Back

“Os profissionais vão estando mais conscientes da fiabilidade e qualidade do produto reconstruído”, Bruno Rocha, MotorPortugal

24 Agosto, 2017

A MotorPortugal comercializa entre outros produtos reconstruídos, motores, cabeças, turbos, bombas injectoras, injectores e caixas de velocidade. Estes produtos são provenientes da fábrica pertencente ao Grupo Asysum, do qual a MotorPortugal é representante em Portugal. Bruno Rocha, do Marketing, aborda para a Pós-Venda o mercado de reconstruídos no nosso país.

Quais as principais características de peças e componentes reconstruídos / recondicionados que comercializam (qualidade, extensão da gama, técnica, etc)?
Os nossos produtos são reconstruídos na fábrica do Grupo Asysum, que conta com um serviço qualificado, segundo as normas de qualidade ISO 9001:2008, e todas as peças são processadas em máquinas da mais alta e recente tecnologia, por uma equipa de profissionais altamente qualificada. Garantido assim uma qualidade superior dos nossos produtos, e fornecendo ao cliente um produto que oferece as mesmas características de um novo, por um valor mais económico.

Está previsto o lançamento de alguma novidade para breve em termos de peças e peças e componentes reconstruídos / recondicionados que comercializa. Se sim, qual?
De momento não existem novidades relevantes a serem divulgadas em termos de peças reconstruídas, atualizámos recentemente alguma maquinaria que nos permite manter atualizados tecnologicamente, mas estando nós num mercado exigente de constante evolução, é natural que surjam novidades brevemente, sendo estas publicadas através do nosso website: www.motorportugal.pt

Quais os principais aspetos que uma oficina deve ter em atenção quando adquire peças e componentes reconstruídos / reconcidiconados?
Acredito que estar informado sobre as particularidades dos produtos reconstruídos, assim como tentar obter o máximo de informação sobre a empresa a quem está a adquirir a peça e componente reconstruído. Um produto reconstruído no seu processo industrializado incorpora normas de gestão fundamentais definidas. Por exemplo, no caso de um motor reconstruído, um motor reconstruído é um motor zero kilometros, não só é reparado, como tem substituídas todas as peças e componentes que apresentem desgaste por peças novas, é totalmente restaurado para as suas especificações originais de fábrica.
Importante é também ter noção que estamos a falar de um mercado que subsiste da reciclagem de peças velhas, estando habitualmente associada à compra a devolução da peça velha.

Como caracteriza atualmente o mercado das peças e componentes reconstruídos / reconcidiconados?
Um mercado que tem crescido nos últimos anos, mas onde impera ainda muito desconhecimento e dúvida. Informar o que é um produto reconstruído é um processo contínuo, onde já se vão notando melhorias, mas que tem que continuar a ser nossa responsabilidade, tanto das empresas que comercializam este tipo de produtos, como das associações e media ligados a estes mercados. É importante que o consumidor saiba como funciona o processo de reconstrução, no que consiste, o que envolve, pois com este crescendo de oferta e procura, há muita gente a comprar “gato por lebre”. Temos infelizmente no mercado, agentes e clientes que não fazem a distinção correta entre peças reconstruídas, usadas e reparadas, e em muitos casos, comercializam-se, por exemplo, peças reparadas como sendo reconstruídas.

Qual a razão de existir cada vez mais oferta de peças e componentes reconstruídos / reconcidiconados?
Creio que é uma resposta do mercado ao também aumento da procura de peças e componentes reconstruídos, e tudo isto acaba por ser natural. Com o crescendo de informação que felizmente vai chegando com artigos como este em publicações como a Pós-Venda, sobre o que realmente é o produto reconstruído, os profissionais do meio automóvel, e mesmo o cliente final, vão estando mais conscientes da fiabilidade e qualidade do produto reconstruído, e quando comparado ao custo do produto novo, é uma excelente alternativa. A somar a isto, e não menos importante, há as soluções que a reconstrução oferece em termos ambientais.

Podem as peças e componentes reconstruídos / reconcidiconados garantir a mesma performance de peças e componentes novos?
Uma peça reconstruída está mais que provado que pode garantir isso mesmo, veja-se a definição de peça reconstruída por parte da CLEPA – The European Association of Automotive Suppliers, que diz “um produto reconstruído cumpre uma função similar à da peça original. Ele é produzido utilizando um processo industrializado normalizado em linha com determinadas especificações técnicas, O processo industrializado incorpora normas de gestão fundamentais definidas. Uma peça sobressalente reconstruída possui uma garantia como uma peça sobressalente nova.” (http://clepa.eu/mediaroom/remanufacturing-associations-agree-international-industry-definition/)

Como se pode comprovar a qualidade das peças e componentes reconstruídos / reconcidiconados?
Uma forma de garantir e comprovar a qualidade da reconstrução poderá ser através de sistemas de controlo de qualidade. Oferecendo como exemplo o que melhor conhecemos, o Grupo Asysum, desde Dezembro de 1997 dispõe de um Sistema de Gestão de Qualidade aprovado pela Lloyd’s Register Quality Assurance, em acordo com a norma de sistema de gestão da qualidade (SGD): ISO 9001:2008 que garante os produtos e serviços.

PALAVRAS-CHAVE