Ver todas

Back

Osram apresenta futuro da iluminação no CES

16 Janeiro, 2017
300 Visualizações

Na Consumer Electronics Show (CES), em Las Vegas, a Osram apresentou as suas mais recentes aplicações automóveis de alta tecnologia em iluminação.

“As tecnologias de iluminação automóvel da Osram são concebidas para oferecer aos condutores opções inteligente e elegante de design, mas mais importante para melhorar significativamente a segurança rodoviária “, disse Olaf Berlien, CEO da OSRAM Licht AG. “A iluminação do carro baseada em laser é muito mais brilhante e permite duplicar a gama de luzes de máximos. A visibilidade e a clareza melhoradas para os condutores aumenta a segurança para todos na estrada. “A taxa de fatalidade das viagens noturnas é até quatro vezes maior do que a do dia. Uma luz de máximos sem brilho é outra das soluções da Osram para melhorar a visibilidade.

“Nós também fornecemos os olhos virtuais para automóveis autónomos”, acrescentou Stefan Kampmann, CTO da Osram. “Um carro moderno é composto por cerca de 200 fontes de luz. Alguns deles usam a luz invisível – por exemplo, em sistemas para análise do ambiente envolvente e para deteção da proximidade, bem como para a monitorização do condutor.

“Os visitantes do stand da Osram na CES tiveram a oportunidade de participar numa aventura de realidade virtual, que os ajudou a experimentar várias fontes de luz automóvel – que vão desde a iluminação ambiente a faróis extra-brilhantes e de longo alcance.

A mais recente tecnologia automóvel que usa luz invisível, LiDAR (deteção de luz e alcance), desempenha um papel fundamental em sistemas avançados de assistência ao condutor, que estão a permitir crescentes capacidades de condução semi-autónoma e totalmente autónoma. Os sistemas LiDAR geram impulsos laser que atingem os objetos e refletem a luz de volta para um detetor. O tempo de deslocamento do feixe laser estabelece a distância até o objeto. As fontes de luz laser multicanal da Osram permitem que os veículos gerem uma imagem precisa e tridimensional dos seus arredores e usem essas informações para iniciar as manobras de condução apropriadas. Uma avaliação precisa do ambiente envolvente do veículo é crucial para uma condução segura e autónoma.

Os faróis que usam a tecnologia laser são a próxima etapa na iluminação automóvel. Devido à alta luminosidade do laser, que é cerca de cinco vezes maior do que o melhor de outras fontes de luz disponíveis hoje em dia, esses faróis duplicam a melhor gama de luzes de máximos anteriormente disponíveis, de 300 a 600 metros. A iluminação laser de baixo consumo energético da Osram, que inclui alguns dos mais pequenos componentes tecnológicos disponíveis, foi introduzida na produção de automóveis em série com a BMW i8, a série BMW 7 e o Audi R8 e R8 LMX. Isto proporciona uma melhor visibilidade para o condutor e, assim, uma maior segurança rodoviária.

Além da tecnologia laser, os faróis de pixel avançados representam o futuro da iluminação automóvel. Juntamente com outros parceiros, a Osram desenvolveu um minúsculo chip de matriz LED com mais de 1.000 pixels controláveis individualmente. Um farol que compreende vários desses chips LED permite uma condução com feixe completo sem reflexos. Uma câmara de bordo reconhece o tráfego de veículos e pedestres que se aproximam, escurecendo automaticamente os chips LED de alta resolução para garantir que as áreas da cabeça dos condutores, pedestres e ciclistas próximos sejam poupadas do feixe de luz. Isto proporciona ao condutor a melhor luz possível à noite, sem efeitos adversos para outros utilizadores. A Osram espera trazer essa tecnologia para o mercado comercial até 2020.

A tecnologia mais inovadora para luzes traseiras são os LEDs orgânicos (OLEDs) que produzem luz em camadas muito finas e abrem novos caminhos para o design. Os OLEDs podem ser separados de modo que as superfícies luminosas comutáveis possam ser dispostas muito próximas umas das outras, permitindo efeitos de sombra 3D e uma funcionalidade dinâmica. Num futuro próximo, as opções de design serão expandidas pela produção de OLEDs em folha, permitindo que os OLEDs sejam dobrados em qualquer forma concebível. Além de oferecer uma enorme flexibilidade de design, a tecnologia OLED possui a vantagem de consumir muito pouca energia.

Um vídeo interativo com a visita ao stand em 2D e 3D está disponível online para aqueles que não puderem visitar o stand da Osram na CES, em www.osram.com/CES.

PALAVRAS-CHAVE