A OSRAM acaba de desvendar a nova tecnologia de iluminação com OLEDs flexíveis. Garante este especialista em iluminação que esta mesma estará disponível nos próximos anos no setor automóvel.
A tecnologia OLED oferece novas possibilidades de design para fontes de luz, as quais estão a gerar enorme interesse na indústria automóvel. Como parte do projeto R2D2 patrocinado pelo Ministério Federal Alemão de Educação e Pesquisa (BMBF) a pesquisa foi realizada em OLEDs flexíveis, a próxima inovação nesta tecnologia. “O progresso na tecnologia OLED é rápido”, disse o Dr. Marc Luennemann, Chefe de OLED na OSRAM. “Com a conclusão bem sucedida do projeto, os parceiros demonstraram de forma impressionante que podemos esperar que os OLEDs flexíveis estejam prontos para produção em série em apenas alguns anos – sobretudo para a iluminação automóvel.”
Em contraste com as fontes de luz pontual, tais como os LEDs fabricados a partir de cristais de semicondutores, os díodos emissores de luz orgânicos, ou OLEDs, são as fontes de luz plana. A sua luz atinge um novo nível de homogeneidade e o seu fluxo pode ser regulado suavemente. Não emitem qualquer sombra e não precisam de refletores, condutores de luz ou óticas semelhantes – isso torna as fontes de luz OLED eficientes, extremamente leves e muito planas. O OLED permite fontes de luz concebidas em qualquer forma e instaladas em suportes flexíveis.
Como destaque do projeto, um protótipo de luzes traseiras foi apresentado na CES 2016, tendo sido desenvolvido em cooperação entre a Audi, Hella e a Osram OLED. Os novos OLEDs flexíveis da Osram foram moldados em módulos tridimensionais da Hella e integrados nas luzes traseiras de acordo com um design produzido pela Audi. Os parceiros asseguraram que a luz emitida pelo OLED flexível está em conformidade com as normas ECE relevantes para brilho e cor de luz. A unidade 3D não precisa de qualquer ótica ou refletor adicional para a luz ser facilmente vista de qualquer ângulo de visão. O OLED 3D dá aos fabricantes automóveis uma liberdade de design completamente nova. Graças à excelente homogeneidade da superfície emissora de luz e à precisão do design, abordagens completamente novas podem ser levadas a cabo com o desenvolvimento desta fonte de luz.
Embora a tecnologia OLED flexível seja a inovação para o dia depois de amanhã, os carros produzidos de série com um perfil ultra fino, mas em OLEDs com vidro rígido da Osram estão a aparecer no mercado agora. Vários carros-conceito foram apresentados, designadamente o conceito e-tron quattro da Audi no IAA 2015 e uma luz traseira na CES 2016 em Las Vegas.
Um módulo de luz traseira de um único OLED flexível produzido como parte do projeto R2D2 em cooperação com Audi, Osram e Hella. Dois desses módulos estão instalados numa unidade de luz traseira.