Vanessa Barros, gestora da rede TOPCAR, aborda as razões pelas quais as redes são cada mais importantes no negócio do pós-venda em Portugal.
Como evoluíram as redes nos últimos anos e porquê?
A evolução das redes está diretamente relacionada com a evolução das oficinas resultado das exigências do seu cliente e do respetivo parque automóvel.
As alterações a nível tecnológico no parque automóvel levaram a que as oficinas reforçassem as suas competências e estruturasse o seu negócio para dar resposta a um cliente cada vez mais exigente. Fruto do crescimento do negócio de reparação multimarca foi necessário também criar ferramentas inovadoras para a captação e fidelização de clientes.
Resultado destas necessidades as redes tiveram que se adaptar e apresentar mais soluções nas valências que defendem de modo a dar respostas a estas necessidades das oficinas.
Para onde caminham as redes no futuro?
O papel das redes no futuro prende-se na responsabilidade em acompanhar a evolução do mercado automóvel e fornecer as ferramentas necessárias às oficinas independentes para que estejam preparadas para as novas exigências no mercado da reparação automóvel. Destacamos como ferramentas essenciais plataformas de acesso à informação sobre o automóvel e a formação especializada.
Qual o principal (apenas um) aspeto diferenciar da vossa rede face à concorrência?
A TOPCAR diferencia-se ao apresentar um conceito de rede que promove as duas valências: mecânica e colisão.
Como se está a preparar a rede para os desafios do marketing digital/novas formas de relacionamento com os clientes finais?
A rede de oficinas multimarcas TOPCAR está a prepara-se para os desafios do marketing digital reforçando as funcionalidades do site da marca e aumentando a comunicação nas redes sociais como o Facebook.
Privilegiando estes canais de substituição conseguimos aproximar-nos do cliente final pois vamos ao encontro deste com conteúdos úteis ao seu dia-a-dia.
A rede trabalha com empresas e clientes profissionais? Qual o share?
A rede de oficinas multimarca TOPCAR trabalha com gestoras de frota, seguradoras e empresas, representando um peso significativo da faturação das oficinas aderentes.
A rede garante níveis de serviço contratados (SLA)?
Todas as parcerias estabelecidas pela rede têm procedimentos específicos associados nos quais está estabelecido um nível de serviço (SLA).