A Bosch deu a conhecer no CES 2017 aquilo que diz que é um novo conceito de automóvel, isto é, o automóvel está a tornar-se num assistente.
Até 2022, está previsto o mercado global da mobilidade conectada crescer cerca de 25% por ano. Em poucos anos, os automóveis vão tornar-se uma parte ativa da IoT e poderão comunicar com outros modos de transporte bem como com as casas inteligentes.
No CES 2017, a Bosch apresenta um novo conceito de automóvel que mostra como diferentes esferas da vida vão estar perfeitamente interconectadas no futuro. “O veículo vai ter um papel central nas comunicações entre domínios,” afirma Struth. A comunicação personalizada entre o automóvel e o condutor também vai ser alargada: novas funções conectam o automóvel ao ambiente que o rodeia, à casa inteligente e à oficina. Estas funções vão tornar possível a condução autónoma. Struth avança que “a Bosch está a trabalhar de forma ativa para assegurar que a mobilidade e os serviços inteligentes se tornem num único”, e explica que “se o automóvel está conectado com a casa inteligente ou a cidade inteligente através da cloud, isto vai trazer benefícios mensuráveis. A conectividade está a transformar o automóvel num assistente de quatro rodas.”
Para além disso, o conceito de automóvel da Bosch compreende uma vasta gama de tecnologias inovadoras: no momento em que o condutor se senta, a tecnologia de reconhecimento facial ajusta o volante, os espelhos, a temperatura interior e a estação de rádio de acordo com as preferências do condutor. O sistema é controlado através de um ecrã tátil com respostas hápticas e de um sistema de controlo de gestos inovador – ambos transmitem feedback tangível quando são utilizados. Estes sistemas estão a ser desenvolvidos com o envolvimento da equipa de I&D da Bosch em Braga.
Se o automóvel for automático, os serviços na cloud permitem videoconferências e que o condutor e passageiros possam planear as suas compras de fim-de-semana ou ver os seus vídeos preferidos. De acordo com um estudo recente da Bosch, em 2025, a condução autónoma vai permitir ao condutor frequente nos EUA, Alemanha ou China poupar quase 100 horas por ano. Em termos puramente técnicos, as unidades de controlo de comunicação como a Bosch Central Gateway vão tornar a conectividade possível. A Gateway é um pólo que garante as comunicações com todos os domínios em todos os dados. A ETAS e o ESCRYPT, ambos parte do Grupo Bosch, fornecem soluções de transmissão e encriptação. Isto assegura que as atualizações de software dos veículos na cloud podem ser realizadas em segurança durante a vida útil do veículo. Se o automóvel comunicar com o que está em seu redor, as atualizações de segurança devem ser realizadas numa base regular.
Ao se comunicar com o que está em seu redor, o carro também assume tarefas importantes na cidade conectada. Por exemplo, com estacionamento baseado na comunidade, o carro está também a tornar-se um localizador de lugares de estacionamento. Ao conduzir pela rua, o carro deteta espaços entre os carros estacionados. O serviço está alojado na cloud, que usa os dados para criar um mapa de estacionamento em tempo real, ajudando, desta forma, o condutor a poupar tempo e dinheiro, e reduzindo o stress causado pela procura de um lugar de estacionamento.