No seu mais recente vídeo da PS Tips, Niklas, um dos Parts Specialists da Diesel Technic, explica exatamente como funciona o pedal de acelerador eletrónico e que gama oferece a marca DT Spare Parts.
O termo pedal do acelerador remonta até aos tempos do carburador no século XIX. Naquela época, o controlo era feito através de um cabo ou de uma haste. Este sistema era utilizado para misturar a gasolina com o ar. Hoje em dia, a função do pedal, ou seja, a aceleração do veículo, continua a mesma. No entanto, os processos em segundo plano mudaram fundamentalmente.
O vídeo PS Tips dos Parts Specialists volta a oferecer conselhos práticos que facilitam as tarefas diárias de outros profissionais da oficina. Nele, Niklas explica o que mudou desde os primeiros dias do pedal do acelerador e as vantagens de ser um dispositivo eletrónico.
A versão eletrónica é a alternativa moderna ao pedal de acelerador mecânico convencional dos veículos de antigamente. Em vez de um pedal ligado à bomba de injeção por um cabo ou uma haste, o pedal eletrónico envia sinais elétricos à unidade de controlo do motor. Esta unidade de controlo regulará então a potência do motor em função da posição do pedal.
Dicas
A localização de avarias começa com a verificação da fonte de alimentação. O ideal é que seja de 24 volts. Para isso, ligue primeiro a ignição e, em seguida, ligue o multímetro para verificar a tensão de alimentação. Se houver algum problema com a alimentação, o Parts Specialist recomenda verificar a ligação à terra. Um dos pinos do multímetro liga-se ao conector e o outro à carroçaria. O multímetro fornece então informações sobre o valor da resistência. A atribuição dos pinos no pedal pode ser consultada no manual de oficina do veículo.
No passo seguinte, Niklas faz uma simulação na sua bancada de ferramentas para demonstrar o princípio de funcionamento do pedal de acelerador eletrónico, incluindo a fonte de alimentação, o pedal desmontado e um osciloscópio. Este último é utilizado para ler os sinais provenientes do pedal do acelerador. Se a unidade de controlo do motor detetar um erro no sinal do pedal do acelerador, o veículo entra em modo de emergência.
Vantagens
As vantagens do pedal de acelerador eletrónico são múltiplas. Por exemplo, pode permitir uma aceleração mais doseada e reduzir o tempo de reação entre o acionamento do pedal e a resposta do motor. O pedal eletrónico também é compatível com outros sistemas do veículo, como o controlo de cruzeiro ou outros sistemas de assistência ao condutor.
Além disso, o controlo eletrónico permite uma melhor adaptação aos diferentes modos e condições de condução, bem como a implementação de funções como o controlo automático da transmissão ou a assistência à travagem de emergência em veículos modernos. Um pedal de acelerador eletrónico também é essencial para o cumprimento das normas de emissões cada vez mais rigorosas.
Gama completa
A gama completa de pedais de acelerador eletrónicos da DT Spare Parts está disponível no Partner Portal da Diesel Technic. Isto inclui sensores e pedais de acelerador, alguns dos quais estão equipados com um sensor adicional. Também estão disponíveis práticos kits de reparação, incluindo para os conectores. As peças de substituição são adequadas para marcas como DAF, Fiat, Iveco, Mercedes-Benz, Renault, Scania, MAN e Volvo.
No âmbito do Diesel Technic Quality System (DTQS), todas as peças de substituição são submetidas a vários testes. Isto é realizado num banco de ensaio especialmente desenvolvido, onde todos os pedais de acelerador são testados. Este procedimento garante uma qualidade alta e constante dos produtos da marca DT Spare Parts.
Se tiver alguma dúvida técnica, os Parts Specialists estão disponíveis para ajudar através do seu HelpDesk: helpdesk.dieseltechnic.com.