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Parts Specialists da Diesel Technic: Aumentar a proximidade aos parceiros

Acompanhámos o Parts Specialist Sebastián Moreno durante um dia de visita a duas oficinas clientes da SGP Global Parts, onde prestou apoio técnico e divulgou novidades sobre os produtos, serviços e plataformas da marca.

Durante um dia, a PÓS-VENDA PESADOS esteve com o Parts Specialist Sebastián Moreno no terreno, a visitar clientes oficinais da SGP Global Parts e a perceber de que forma as ferramentas da Diesel Technic ajudam, na prática, as oficinas a agilizar o seu quotidiano. Sebastián Moreno pertence à equipa internacional de Parts Specialists da filial de Madrid da Diesel Technic, onde trabalha desde o início da sua vida profissional, em cargos relacionados com o pós-venda e a logística. Atualmente, é responsável por, em coordenação com os distribuidores de cada zona, visitar clientes que se dedicam à manutenção e reparação veículos pesados em Espanha e Portugal.

Sebastián Moreno estudou eletrónica e mecânica e é um entusiasta do setor automóvel. Para o responsável, esta função é uma forma de poder partilhar o seu vasto conhecimento técnico, além das vantagens dos produtos e serviços que a Diesel Technic disponibiliza para os seus clientes e oficinas na Península Ibérica.

Visitas

Visitámos, com Sebastián Moreno, Luís Ribeiro, Sales Manager da Diesel Technic em Portugal e dois responsáveis da SGP Global Parts, distribuidor da marca DT Spare Parts na região da Grande Lisboa, a oficina 4Trucks, uma oficina Top Truck localizada em Sesimbra, e também a oficina própria da transportadora Santos e Vale, localizada em Bucelas.

Além de dar apoio e tirar dúvidas técnicas que possam existir no dia-a-dia dos profissionais das oficinas que visita,Sebastián Moreno reserva um momento para explicar todas as funcionalidades da plataforma B2B de informação e compra de produtos Partner Portal, que está em constantemente em evolução, por forma a adaptar-se às necessidades dos clientes. A plataforma é desenvolvida e direcionada para os distribuidores da marca e fornece toda a informação de que necessitam para identificar material, verificar disponibilidade e fazer encomendas. O responsável explicou ainda que, nas ocasiões em que o Partner Portal não é suficiente, a equipa de Customer Service, da Diesel Technic, está sempre disponível para dar uma resposta rápida aos parceiros. Durante estas visitas, Sebastián Moreno explica também aos parceiros as mais valias de utilizarem o programa de fidelização Premium Shop, através do qual os clientes fidelizados são recompensados com brindes.

O responsável mostra aos profissionais das oficinas como podem aceder à versão eletrónica dos catálogos dos produtos DT Spare Parts, para que tenham uma ideia da dimensão de gama desta marca, e da estratégia “One Stop Shop”, sob a qual a empresa pretende ser um fornecedor cada vez mais completo, incorporando de forma constante novas famílias de produto. “Nas minhas visitas, quando digo aos responsáveis das oficinas que temos uma nova família de molas de lâmina com mais de 275 referências, ou outra que inclui mais de 100 veios de transmissão com fornecimento imediato, por exemplo, ficam muito surpreendidos. Trata-se de peças que muito poucos fornecedores têm, devido à complexidade do armazenamento e do transporte. Para nós, isso não é um problema, porque a nossa logística é muito eficiente. Com a utilização do Partner Portal, que possui atualmente mais de 40 mil peças, o cliente tem uma enorme poupança de tempo e dinheiro quando se trata de identificar e encomendar todas as peças de que necessita. Oferecemos um ótimo serviço de pré-venda, venda e pós-venda, mas também um ótimo produto”, explicou Sebastián Moreno, indicando ainda que a marca possui produtos “de uma ponta à outra do veículo”.

O responsável explicou também que, durante estas visitas, ajuda também os clientes a procurarem oportunidades de mercado para que a oficina possa aumentar o seu volume de negócios. “Por exemplo, se o cliente não trabalha com furgões, mostro-lhe como procurar no Partner Portal a divisão de produtos para furgões”, adianta o responsável.

Estes tipos de visitas foram idealizados pela Diesel Technic como complemento ao serviço de apoio e proximidade que já oferece aos seus parceiros, mas também como forma de prestar um apoio técnico mais personalizado aos profissionais das oficinas, exemplificando também formas de agilizarem as pesquisas, identificação e pedidos de peças ao distribuidor, para que rentabilizem melhor o seu tempo de trabalho e para que o processo logístico seja mais rápido e eficiente.

“Achámos que seria uma boa ideia ter um Parts Specialist “on the road” que tivesse um perfil mais ativo, próximo e mais humano, em vez de esperar que as dúvidas nos chegassem através do Helpdesk. A boa receção dos Parts Specialists na edição de 2022 da Motortec por parte dos visitantes profissionais foi o mote para esta decisão”, referiu Sebastián Moreno. “Na Diesel Technic, acreditamos que estar perto dos profissionais das oficinas, que são quem monta e desmonta as peças, é essencial para melhorar ainda mais o serviço e o produto”.

Nos primeiros três meses das visitas às oficinas, Sebastián Moreno passou por 62 oficinas e, desde aí, já realizou centenas de visitas a oficinas em território espanhol, tendo iniciado recentemente esta atividade em Portugal, acompanhado com o distribuidor da marca.

 

Qual a importância deste tipo de ações por parte da Diesel Technic em conjunto com o distribuidor?

Sérgio André, Santos e Vale

Já trabalhamos com a Diesel Technic há muitos anos e estamos muito satisfeitos. A DT Spare Parts tem um leque muito vasto de produtos, com grande qualidade. Este tipo de ações são bastante interessantes e trazem valor acrescentado. Além disso, a Premium Shop é um extra, pois já consumimos os produtos e assim podemos beneficiar das vantagens. O Partner Portal também é algo que utilizamos muito diariamente. A principal razão é pela informação detalhada dos produtos da marca, desde medidas, aplicações, modelos compatíveis, etc. Além disso, é muito assertivo e fácil de utilizar. Somos fiéis a estes portais, e consideramos muito importantes este tipo de ações.

Miguel Rodrigues, 4Trucks

No dia-a-dia, o distribuidor ajuda-nos bastante com a identificação das peças. Com a ajuda também da Diesel Technic, isto é algo que nos é ainda mais facilitado, pois a identificação no Partner Portal torna tudo mais rápido. Identificamos facilmente e encomendamos logo a peça, torna-se mais rentável. Além disso, a logística entre estes parceiros também complementa o serviço, pois é muito rápida, algumas peças estão cá no mesmo dia e algumas no dia seguinte. O facto de termos cá um técnico da marca também nos ajuda a tirar dúvidas, com o apoio de todas estas ferramentas digitais que a Diesel Technic disponibiliza. Antes, a informação estava bloqueada a cada parte da cadeia, ou seja, ao mecânico, à casa das peças, etc. Hoje em dia, há mais informação, está mais integrada e a informação é cada vez menos bloqueada e flui mais. O facto de estar tudo integrado entre os parceiros leva a que exista mais informação técnica disponível e isso é muito útil.

Pedro Martins, SGP Global Parts

Que vantagens têm este tipo de ações para um distribuidor como a SGP Global Parts?

Enquanto distribuidores e parceiros da Diesel Technic, esta é uma ação muito importante, pois demonstra dinamismo e também a proximidade que temos com os nossos clientes. A Diesel Technic é um parceiro que nos acompanha desde a fase inicial da SGP Global Parts e da qual não prescindimos. Tentamos, no nosso trabalho diário, passar aos nossos clientes a importância que a marca tem para nós.

Como são selecionadas as oficinas a visitar?

Temos estado a dinamizar visitas a oficinas que consomem um volume elevado de produtos DT Spare Parts. A Diesel Technic tem estado muito próxima da SGP Global Parts e dos nossos clientes, principalmente ao nível de apoio técnico. Sempre que existe alguma dificuldade, a empresa está sempre presente, e é muito rápida na resposta. Além disso, a abordagem é sempre muito dinâmica e isso é algo que nos ajuda muito no dia a dia a fidelizar oficinas e a ter novos clientes. Desde início, temos vindo a ter sempre mais clientes que pedem produtos Diesel Technic, e a marca tem sempre feito a sua parte. Estas ações fazem toda a diferença, e estas são as primeiras de muitas que se irão seguir.

Artigo publicado na REVISTA PÓS-VENDA PESADOS 52, de junho/julho de 2024. Consulte aqui a edição.

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