A DT Spare Parts disponibiliza válvulas de controlo de pressão de alta qualidade para o aftermarket, e os Parts Specialists mostram como funcionam no mais recente vídeo da série PS Tips.
No vídeo, o especialista Niklas apresenta as válvulas de controlo para bombas de combustível, especialmente concebidas para motores a diesel. Estes componentes asseguram a regulação precisa da pressão e do fluxo do combustível, permitindo uma injecção exacta. A DT Spare Parts oferece uma vasta gama de soluções nesta categoria, incluindo sensores de pressão e válvulas de regulação activa e predefinida, compatíveis com marcas como DAF, Fiat, Iveco, MAN, Mercedes-Benz, Nissan e Volvo. Os produtos estão disponíveis através do Partner Portal da Diesel Technic.
Niklas recorre a uma imagem detalhada de uma válvula para demonstrar a sua construção e funcionamento. “Os furos na válvula permitem a passagem do combustível”, explica o especialista. Estes pequenos orifícios têm um papel crucial, pois garantem a refrigeração da bobina solenóide, evitando o sobreaquecimento.
Os Parts Specialists explicam que a regulação precisa da pressão de injecção melhora a combustão e optimiza o desempenho do motor, reduzindo também o consumo de combustível. Adicionalmente, protege os injectores e outros componentes do sistema contra sobrecarga e desgaste prematuro. Além disso, lembram que manter o combustível limpo e substituir regularmente o filtro são medidas essenciais para evitar acumulação de impurezas e prolongar a vida útil do sistema. Niklas reforça esta ideia no vídeo, sugerindo um diagnóstico simples caso o motor não arranque: “Se a bateria estiver em bom estado, um problema na válvula de controlo de pressão pode ser a causa. Um teste com ohmímetro ou um teste acústico podem indicar se a válvula ainda está funcional.”
Os Parts Specialists compilaram algumas dicas adicionais para facilitar a manutenção:
Falha do injector: Se houver suspeita de avaria, deve-se evitar a desconexão das linhas de alta pressão para prevenção de danos e riscos.
Segurança na ignição: O diesel é menos inflamável que a gasolina, mas deve-se tomar precauções ao trabalhar no sistema de combustível.
Verificação da válvula de corte: Se o motor não arrancar, deve-se verificar a válvula de corte da bomba de pressão e os fusíveis.
Vida útil do sistema: Dificuldades no arranque podem indicar falhas no sistema de pré-aquecimento, filtros obstruídos ou fugas.
Diagnóstico da válvula de controlo: Deve-se testar a tensão das ligações e a resistência da bobina solenóide para detectar falhas.
Isolamento da bobina: Verificar a continuidade do isolamento da bobina solenóide para garantir um funcionamento seguro.
Movimento da válvula: Ao segurar a válvula durante a actuação, deve-se sentir a movimentação interna.
Qualidade do diesel: Trocas regulares de filtros e esvaziamento dos separadores de água são essenciais para manter a qualidade do combustível.
Veja o vídeo:
Para mais informações técnicas sobre os produtos da Diesel Technic, os Parts Specialists estão disponíveis através do HelpDesk.