A Pierburg, da Rheinmetall Automotive, apresentou recentemente um novo atuador para portas laterais automatizadas.
A utilização de portas automatizadas está pode atualmente ser encontrada não apenas em veículos da classe de luxo, mas também na classe compacta. No que diz respeito às portas laterais dos veículos, a abertura e o fecho ainda são amplamente manuais. No entanto, os primeiros conceitos de assistência elétrica nas funções de abertura e fecho já existem para produção em série.
A Pierburg desenvolveu, por isso, um atuador para a operação automatizada de portas laterais em veículos (Compact Door Actuator, CDA), que está programado para entrar em produção em série em 2022.
As razões para a abertura e o fecho automáticos das portas laterais são óbvias e
significa mais do que apenas um aumento no conforto dos passageiros. Quando o atuador estiver integrado no sistema de segurança e na vigilância do ambiente do veículo,
haverá também maior proteção para peões e ciclistas. Também evita acidentes com os passageiros na entrada e saída, assm como danos na porta.
No atuador apresentado pela Pierburg, as portas laterais são simultaneamente integradas
num sistema de proteção e segurança com sensores para monitorizar a área próxima do veículo.
O novo atuador possui ampla densidade de potência e um mecanismo compacto. As funções para detectar obstáculos e uma função integrada para imobilizar a porta sob condições de corrente zero fazem parte deste sistema, assim como funções para selecionar a força de fecho da porta, assim como um sistema de medição do ângulo da abertura da porta.