Ao nível do mercado europeu um em cada três automóveis que sai da fábrica vem equipado com pneus Continental, o que coloca este construtor na liderança no equipamento de origem (OE).
A atribuição do “selo de fornecedor aprovado” dos fabricantes automóveis é um claro sinal de um produto de elevada qualidade, para além de impulsionar o negócio do mercado de substituição: quando os automobilistas têm necessidade de trocar os pneus do seu veículo novo, tendencialmente optam pelo equipamento de origem para desta forma garantir a melhor performance.
“Os fabricantes de automóveis chegam até nós com requisitos muitos específicos – um conceito para um novo modelo – e esperam que possamos ajudar o automóvel a atingir a sua performance máxima com pneus desenvolvidos especificamente para aquele modelo”, afirma Ulrich Mertin, Senior Vice President na Divisão de Pneus da Continental e responsável por assegurar que os fabricantes automóveis da região EMEA (Europa, Médio Oriente e África) recebem os melhores pneus para os seus novos modelos.
A lista da Continental como fornecedor de equipamento de origem engloba todas as marcas de referência: Audi, Mercedes-Benz, Jaguar /Land Rover, Peugeot/Citroen, Renault /Nissan, Skoda, Fiat e Volkswagen, sem esquecer a Porsche e a Maserati. A Ford, a General Motors, a Mazda, a Hyundai e a Toyota destacam o “expertise” da Continental no fabrico de pneus. A Tesla nomeou, em 2014, a Continental como “Parceiro de Excelência” em reconhecimento pelo trabalho desenvolvido para o Model-S.
“A segurança desempenha um papel fundamental no desenvolvimento dos pneus. Este é um atributo sobre o qual não podemos correr riscos. Mas temos que colocar em evidência outros atributos dos pneus”, afima Mertin. Este processo envolve resolver, por exemplo, o tradicional conflito de interesses entre a resistência ao rolamento e a performance em travagem, bem como lidar com muitas outras áreas onde dois interesses colidem. O “trade-off” entre peso e ruído, e entre quilometragem e conforto, são outros exemplos.
Uma das principais razões para a Continental ser um dos mais requisitados fornecedores de pneus de automóveis novos é o foco na estrutura organizacional. “Alinhamos a nossa operação com as necessidades específicas dos fabricantes de automóveis”, afirma Mertin. “Espelhamos a estrutura de base do nosso cliente. Cada fabricante tem as suas especificidades e prioridades. O responsável pela equipa reúne vários especialistas em diferentes áreas. O “core” da equipa são colaboradores capazes de conhecer todos os requisitos chave do cliente. Há uma troca constante de conhecimento e experiências entre os diferentes elementos que integram a equipa. E sempre que é necessário são chamados outros elementos do Departamento de R&D”, conclui o responsável.
A liderança no mercado do equipamento de origem envolve não só uma forte orientação para o cliente mas, também, a habilidade de responder de forma flexível aos novos requisitos e às suas necessidades.
Pneus standard “desvendam” a informação base essencial
“O processo de desenvolvimento do pneu ideal para um novo automóvel inicia-se sempre a partir da análise do portfólio de produtos disponíveis e do produto que melhor se adequa aos requisitos do cliente”. Contudo cada carro novo precisa de mais do que um tipo de pneu. Pneus de verão e de inverno são por norma requisitos para um novo modelo. Outra especificidade é que, habitualmente, um modelo de carro está disponível em diferentes variantes – sedan, coupé ou familiar. Isto significa que os pneus são desenvolvidos de forma a garantir que há um que “cabe” em cada uma das variáveis do modelo. Se o modelo é para ser comercializado em todo o mundo, os pneus têm que estar adaptados às condições e aos hábitos de condução de cada país.
Todos estes requisitos só podem ser respondidos a partir de uma estrutura “desenhada à medida”, moderna, global, e por uma empresa tecnológica, líder no fornecimento automóvel e um “expertise” no setor automotive.
Aprovações OE
A Continental oferece uma vasta gama de pneus de equipamento de origem: