Ver todas

Back

Porsche inaugura Centro de Competência de Digitalização

O mundo digital e o automóvel estão em perfeita sintonia, sendo essa a razão que levou a Porsche a fundar a Porsche Digital GmbH, com o objetivo de desenvolver e capacitar ainda mais este construtor na liderança das soluções da mobilidade digital no segmento dos veículos premium.

O Diretor da Porsche Digital GmbH será Thilo Koslowski, que se juntou recentemente à Porsche vindo da consultora norte americana de tecnologia de informação Gartner Inc. Koslowski é considerado um perito no setor automóvel bem como na Internet e segmentos de tecnologia. A empresa recém fundada vai ter a sua sede em Ludwigsburg, próximo de Estugarda. Outras dependências serão em Berlin, Silicon Valley e na China.

“O nosso meio de negócio está a mudar cada vez mais de forma dinâmica,” referiu Dr. Wolf-gang Porsche, Presidente do Conselho de Supervisão da Porsche AG. “A Porsche Digital GmbH vai tornar a nossa marca mais forte, desenvolver experiências inovadoras para os clientes e atrair novos parceiros. Estamos a combinar o tradicional espírito Porsche com o poder das novas tecnologias.”

Para o CEO da Porsche, Oliver Blume, a nova subsidiária “é o caminho lógico de forma a colocar a Porsche numa posição de sucesso no futuro digital.” Blume afirmou ainda que pa-ra a Porsche a digitalização tem três vetores cruciais: produto, clientes e empresas.

Acesso a parceiros inovadores e com forte crescimento

“A Porsche Digital GmbH é o nosso Centro de competência onde as ideias e os sonhos se tornam realidade,” referiu Oliver Blume. Aqui, as experiências digitais para clientes, os pro-dutos, áreas e processos de negócios vão ser identificados e desenvolvidos. A subsidiária da Porsche vai cooperar muito proximamente com todos os departamentos nos testes e na implementação, criação e inovação de novos produtos. Entre as tarefas da Digital GmbH também está a identificação e avaliação das tendências que asseguram o acesso às novas
tecnologias.

A Porsche não acredita apenas no seu potencial para inovar, mas também na capacidade dos seus parceiros. Assim, a Digital GmbH é considerada uma ligação entre a Porsche e as inovações que vão surgindo globalmente, o que se aplica em particular a áreas da conectividade, mobilidade e veículos autónomos. Como parte da transformação digital da Porsche, a nova subsidiária vai promover a longo prazo parcerias adequadas de forma a criar um ecossistema digital. Também existem planos para a participação em fundos de capital de risco e start-ups que ofereçam a oportunidade de uma estreita colaboração com empresas inovadoras com forte crescimento, talentos e novas tecnologias.

“A digitalização leva-nos ao renascimento do automóvel tornado-se o elemento central do nosso estilo de vida digital,” refere o Diretor da subsidiária Thilo Koslowski. “Vamos criar experiências digitais fascinantes e inteligentes para os clientes Porsche – dentro e fora do veículo.”

Ofensiva de inovação na Porsche

A criação da subsidiária é parte de uma imensa ofensiva de inovação na Porsche. Está a ser efetuado um esforço conjunto na empresa para estabelecer a gestão da inovação em todos os departamentos bem como na catalogação sistemática e na promoção de ideias. “A inovação não emerge por si só. A ideias têm que ser desenvolvidas sistematicamente”, refere o CEO da Porsche, Oliver Blume. “A Porsche possui muitas ideias. O desafio é pensar nessas ideias transversalmente a todas as divisões, utilizar recursos exteriores e efetuar ações concretas muito rapidamente – especialmente no ambiente digital,” acrescentou Blume.

 

PALAVRAS-CHAVE