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Pós-Venda em Espanha cresce 10% em 2022

22 Dezembro, 2022

A SERNAUTO e a ANCERA apresentaram os resultados do “Observatorio del Estado de la Opinión de los Profesionales de la Posventa”, referente ao 3.º trimestre de 2022 no mercado Espanhol, produzido com o apoio da GiPA.

De acordo com os dados fornecidos por fabricantes de peças e grupos de distribuição que participaram neste barómetro, referente à sua atividade no terceiro trimestre do ano, o volume de negócios em Espanha aumentou 9% face ao trimestre homólogo de 2021 no caso dos fabricantes e 12% para distribuidores. Os fabricantes e distribuidores de peças esperam fechar 2022 com crescimento de 10%.

Olhando para as estimativas para o quarto trimestre, ambos os grupos estimam que seu crescimento será um pouco mais moderado. Os fabricantes acreditam que a faturação irá continuar a aumentar, embora em menor proporção, ficando em 2% em relação ao mesmo trimestre de 2021, e os distribuidores esperam crescer 7%.

Os dois grupos estão otimistas com as previsões para o final de 2022. Os fabricantes de peças esperam que a faturação aumente 9% em relação a 2021, e os distribuidores, 11%. No comparativo final da faturação de 2022 em relação ao período pré-pandemia (2019), estima-se que esta seja 14% maior para fabricantes, e fica em 15% para a distribuição. Olhando para 2023, percebe-se que a faturação irá continuar a aumentar: cerca de 5% em ambos os segmentos.

As principais conclusões desta edição do Observatório são as seguintes:

Dados fornecidos pelos fabricantes de peças:

  • A atividade dos fabricantes de peças aumentará 9% em 2022 em relação ao ano anterior.
  • 9% dos entrevistados citam problemas de atrasos nas cobranças neste terceiro trimestre.
  • O número de clientes aumentou 33% no 3º trimestre de 2022 face ao 2º trimestre de 2022. As perspetivas para o próximo trimestre são de aumento tanto dos clientes de viaturas ligeiras como pesadas.
  • 12% das montadoras declaram que as devoluções ou reajustes de stock no último trimestre aumentaram em relação ao trimestre anterior no mercado de ligeiros, 4×4, SUV; e 8% declaram que diminuíram. Relativamente aos veículos pesados, a percentagem (10%) dos que declaram que aumentou é semelhante à dos que dizem que diminuiu.

Dados fornecidos pelos distribuidores de peças:

  • A atividade dos distribuidores de peças aumentará 11% em 2022 em relação ao ano anterior.
  • 15% das distribuidoras afirmam que os atrasos na cobrança aumentaram no terceiro trimestre em relação ao período anterior no mercado de ligeiros, 4×4, SUV.
  • 31% declaram que aumentarão no restante do ano.
  • 66% das distribuidoras consideram que a evolução do valor absoluto do stock no terceiro trimestre aumentou em relação ao trimestre anterior, no mercado de veículos ligeiros, 4×4, SUV.
  • 23% dos grupos de distribuição/atacadista aumentaram o número de pontos de venda em relação ao trimestre anterior e têm perspectivas de continuar a crescer no quarto trimestre, embora em menor escala.

Se nos referirmos aos desafios para os próximos meses, tanto fabricantes como distribuidores de peças de reposição concordam que custos, disponibilidade/fornecimento de alguns produtos e rentabilidade serão seus principais desafios.

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