O branco é a cor favorita de quem compra carro na Europa e no resto do mundo, de acordo com o mais recente relatório de tendências da PPG.
Dentro da ampla gama de cores que existe atualmente para os automóveis, o branco continua a ser a cor preferida dos condutores. Isso mesmo mostra o relatório anual mundial sobre tendências de cores elaborado pela PPG, que confirma que 38% dos veículos fabricados em todo o mundo durante o ano de 2016 são brancos.
Fica também provado por este estudo que os compradores de automóveis preferem, globalmente, carros com cores neutras: mais de 75% dos veículos fabricados em todo o mundo em 2016 são brancos, pretos, cinzentos ou prata. Trata-se de um dado curioso se tivermos em conta que as investigações levadas a cabo pela PPG mostram que embora 60% dos consumidores europeus e norte-americanos questionados asseguram que a cor do automóvel é um dos factores que mais influencia na sua decisão de compra, a popularidade do azul, verde, tons naturais e vermelhos continuam sem alterações face ao ano anterior.
De acordo com o relatório da PPG, o branco não só se mantém em primeiro lugar no que diz respeito a preferências, mas aumenta mesmo a sua popularidade face ao ano passado, quando os carros novos brancos representavam 35% do mercado global. No total, já são sete os anos consecutivos que o branco é a cor favorita de quem compra carro, depois de destronar o prata, em 2010.
De acordo com Jane Harrington, responsável de cor e estilo OEM da PPG, “o branco é uma cor que os proprietários escolhem por ser um tom neutro, do qual é muito difícil cansarem-se e que, normalmente, está disponível imediatamente”. Dentro da lista de cores mais solicitadas, as tonalidades são muito conservadoras, sendo que o preto ocupa o segundo lugar entre as cores mais fabricadas de todo o mundo, com 16% de quota, o prata vem a seguir (com 12%) e o cinzento escuro representa 10%.
O branco, o grande preferido tem números que não deixam dividas: 25% da produção total de veículos novos na América do Norte, 37% na América do Sul, 33% na Europa e 47% na Ásia Pacífico.
PREFERÊNCIAS NA EUROPA
Dependendo do segmento dos veículos, os dados alteram-se. No mercado europeu as preferências de cor passam pelo branco (33%), cinzento (18%), preto (16%), prata (10%), azul (8%), cores naturais e vermelhos (7%). Por exemplo, no segmento dos comerciais ligeiros o peso do branco é substancial, enquanto nos SUV ou nos compactos, os gostos são menos conservadores do que noutros segmentos.
Para a PPG é tão importante inovar como conhecer os gostos dos clientes com o objetivo de oferecer as cores e a tecnologia mais avançada a fabricantes e oficinas dentro do setor dos acabamentos, sempre em constante evolução. A empresa conta com um departamento com mais de 20 especialistas que analisam tendências de cor em automóveis e outros produtos de consumo para ajudar os construtores a desenvolver tons que satisfaçam a procura do mercado.
Mais informações neste link.