A Pro-Tacógrafos é uma empresa madeirense, que se dedica aos tacógrafos e limitadores de velocidade, sendo a única entidade na Madeira que possui todas as acreditações legais para o desempenho desta atividade.
TEXTO PAULO HOMEM
A aprovação da proposta do Decreto Legislativo Regional 3/2017/M adaptou à Região Autónoma da Madeira o Decreto-Lei n.º 169/2009, de 31 de julho, isto é, a partir de 1 de janeiro de 2018, a utilização de tacógrafos passará a ser obrigatória na Região Autónoma da Madeira.
Tal situação, aprovado em sessão plenária da Assembleia Legislativa da Região Autónoma da Madeira em 6 de dezembro de 2016 e publicada a 28 de dezembro do mesmo ano, passou despercebida a praticamente todos os operadores que trabalham com veículos ligeiros e pesados que utilizam tacógrafos ou limitadores de velocidades, como também a quem poderia prestar os diversos serviços nesta área.
Face a esta situação, surgiu a necessidade de criar uma empresa acreditada que assegurasse o cumprimento das regras relativas ao uso do tacógrafo. É assim que aparece na Madeira a Pro-Tacógrafos, uma empresa 100% madeirense, que se posiciona neste momento como a única que cumpre na totalidade com a memória descritiva exigida pelo IPQ, que beneficia da perícia e vasta experiência de mais de 25 anos, adquirida no comércio de tacógrafos, pelos seus sócios (Yolanda Viçoso, Marco Viçoso e Delfim Viçoso) que também são os gerentes da Vepro Internacional, situada na Abrunheira em Sintra.
“O argumento para esta alteração ao nível da obrigatoriedade do uso dos tacógrafos foi o incremento da segurança rodoviária na Ilha da Madeira”, começa por referir Delfim Viçoso. Segundo o mesmo, muitas entidades não deram a devido atenção a esta alteração legislativas e as primeiras coimas poderão começar mesmo a surgir já a partir de dia 1 de janeiro de 2018.
PRO-TACÓGRAFO
O objectivo da Pro-Tacógrafos é a comercialização de tacógrafos analógicos e digitais, assim como dispositivos limitadores de velocidade, aos quais se juntam todos os restantes serviços de montagem, aferição, reparação, entre outros, que envolvam este tipo de aparelhos. A empresa representa na Madeira as marcas de tacógrafos VDO e Stoneridge, fornecendo o serviço oficial destas marcas, que são comercializadas no nosso país pela Krautli Portugal e pela Lusilectra,
respetivamente. Porém, a empresa presta serviço em todas as marcas de tacógrafos que existem no mercado.
Sendo a Pro-Tacógrafos certificada pelo Instituto Português da Qualidade, “estamos autorizados para usar marca própria em reparações e aferições de tacógrafos”, revela o mesmo responsável, reforçando que já saiu em Diário da República (no dia 6 de outubro) que a empresa é reparadora e instaladora de tacógrafos analógicos, é instaladora e aferidora de tacógrafos digitais e também instaladora de limitadores de velocidade.
A empresa está localizada no Parque empresarial da Câmara de Lobos, numas amplas instalações, onde se destaca o moderno banco de rolos para os ensaios (o primeiro na Madeira montado no chão), mas também todo o mais moderno equipamento para este tipo de atividade. “Neste momento a única oficina de tacógrafos que existe na Madeira para realizar todos estes serviços é a Pro-Tacógrafos”, refere Delfim Viçoso, reforçando que “estamos completamente certificados para esta atividade com todos os meios técnicos necessários”.
Os trabalhos são efetuados por vários técnicos qualificados, sendo que em regime permanente, encontra-se o técnico Duarte Santos residente na Madeira. A capacidade instalada é de quatro aferições por dia, não tendo neste momento mais disponibilidade para a quantidade de serviços que estão a ser requeridos pelas empresas da Madeira.
“Provavelmente muitos empresários vão ser alertados para a obrigatoriedade do tacógrafo na Madeira apenas quando forem autuados ou quando os seus veículos forem recusados nas inspeções periódicas”, afirma Delfim Viçoso, dizendo que “mesmo assim existem já muitas empresas que querem estar dentro da lei no dia 1 de janeiro de 2018, pelo que serviço não nos irá faltar nos próximos meses. Por isso, existem na Ilha da Madeira inúmeras empresas que já beneficiam dos trabalhos efetuados pela Pro-Tacógrafos, assim como outras que provavelmente serão em breve clientes”.
FORMAÇÃO
A Pro-Tacógrafos já está a fornecer toda a formação e informação para entidades oficiais, mas para desenvolver esta componente para as empresas foi realizada uma parceria com a Rosete, que iniciará um ciclo de formações para gestores de frotas, motoristas e outras empresas interessadas na temática dos tacógrafos.
A empresa madeirense tem várias soluções em aparelhos para a recolha e visualização dos dados do tacógrafo digital, através dos quais disponibiliza o serviço de gestão de frota. Estas soluções e aparelhos concorrem para uma gestão efetiva ajudam diariamente aos operadores de frotas e motoristas a reduzir custos, otimizar rotas e distancias e aproveitar ao máximo as suas atividades diárias.
Para terminar, Delfim Viçoso, diz que “somos a primeira e de momento a única empresa na Madeira a trabalhar apenas com tacógrafos. Por isso, somos especialistas a 100% nesta área o que nos diferenciar de todas as restantes que existem na Madeira”.
Pró-Tacógrafos
Madeira (Câmara de Lobos)
Delfim Viçoso
291 010 444
protacografos@gmail.com
www.protacografos.pt