De acordo com o Panorama Mensal do Mercado Automóvel, divulgado pelo Standvirtual, o mercado de veículos usados em Portugal registou um aumento da procura em agosto, com crescimento de 46% face ao mesmo mês de 2024.
Os veículos elétricos voltaram a ser os mais procurados, enquanto carros a gasolina e diesel mantêm a preferência dos consumidores em termos de volume.
Todos os segmentos e faixas etárias de veículos registaram aumento na procura, com destaque para os carros de luxo, com mais 31%, e premium, com mais 30%. Entre os combustíveis, os elétricos apresentaram o maior crescimento, com procura a subir 70% nos modelos premium e 68% nos de volume. Também a procura por veículos a gasolina cresceu 55%, enquanto os diesel aumentaram 25%, embora com diminuição da oferta em 14%.
Os preços mais acessíveis continuam a dominar o interesse dos compradores. Veículos abaixo de 15.000€ registaram aumento de procura de 57%, seguidos pelos modelos entre 15.000€ e 30.000€, mais 24%, e acima de 30.000€, com mais 23%. A categoria de 10.000€ a 25.000€ concentrou o maior número de visualizações e anúncios, representando 35% e 48%, respetivamente.
A idade dos veículos também influenciou a procura, sendo os carros entre 10 e 15 anos os que mais cresceram, com mais 28%, seguidos de veículos com 1 a 3 anos e 5 a 10 anos, subida de 27%. Os modelos matriculados entre 2019 e 2020 foram os mais visualizados.
No que respeita aos segmentos, os citadinos, com mais 58% e os utilitários, com um aumento de 56%, destacaram-se, enquanto os SUV mantêm-se como os mais procurados em volume, 22%. As marcas mais procuradas foram Tesla, BMW e BYD, enquanto Renault, Peugeot e Mercedes-Benz lideraram a oferta. Entre os modelos mais procurados por faixa de preço destacam-se o Renault Clio, BMW Série 3, Tesla Model 3, BYD Atto 3 e Mercedes Classe E.
“No mês de agosto, os veículos elétricos usados voltaram a ser os grandes protagonistas do mercado automóvel em Portugal, com a procura a mostrar um crescimento considerável face ao ano anterior. Esta tendência revela ainda algumas diferenças regionais, Lisboa e o Norte a concentrarem grande parte da procura, embora o Centro e o Algarve também apresentem um crescimento expressivo”, indicou, Business Analyst do Standvirtual.









