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Programa Tirecheck foca-se na redução dos custos com a frota

16 Agosto, 2023

Diz a Euromaster que com o programa Tire Check as frotas de camiões podem poupar mais de 6.000 euros por ano com manutenção preditiva dos pneus. A alternância prolonga a vida útil dos pneus dos veículos pesados em 20%.

Recorrendo à manutenção preditiva as empresas de transporte podem poupar, em média, mais de 6.000 euros por ano, aumentando o desempenho dos pneus, poupando combustível e evitando tempos de paragem inesperados, de acordo com a Euromaster, rede de oficinas especializada em manutenção integral de veículos, com base no caso real de uma frota de 43 veículos.

Para isso, há uma série de ações que permitem otimizar os pneus, tais como a alternância dos pneus do veículo para que o desgaste seja distribuído uniformemente entre os pneus dianteiros e traseiros, aumentando assim a sua vida útil em 20%, ou seja, poupando quase 4.000 euros por ano.

Outra ação é o reesculturado, que envolve a remoção da camada de borracha existente para restaurar a profundidade da escultura de piso. Isto permite que o camião percorra até 25% mais quilómetros com os mesmos pneus, além de aumentar a aderência da borracha ao asfalto e, por conseguinte, reduzir o consumo de combustível. Tudo isto significa uma poupança para a frota de mais de 2.000 euros por ano.

Desta forma, as ações de manutenção preventiva proativa minimizam os possíveis custos económicos gerados por um incidente ou imobilização temporária do veículo, uma vez que, tanto para uma frota como para um transportador independente, estar fora de serviço significa perder dinheiro.

Tudo isto faz parte do programa TireCheck da Euromaster em Portugal, que inclui também a reparação de furos sempre que possível e a verificação da pressão dos pneus, prolongando a sua vida útil até 25%, bem como reduzindo o consumo de combustível e evitando paragens indesejadas.

A manutenção preditiva dos pneus está entre as principais preocupações das frotas, a par da segurança (dos condutores, do veículo e da carga), de uma melhor otimização dos custos, da produtividade (menos paragens e mais viagens) e da pontualidade (mercadorias sempre entregues a tempo).

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