Por certo que já conhece os programas de fidelização que as diversas empresas de lubrificantes têm ao dispor das oficinas. Muitas vezes o que não conhece é como eles se desenvolvem e quais as vantagens para a oficina, esteja ou não integrada numa rede oficinal.
TEXTO PAULO HOMEM
Um programa de fidelização oficinal pode ser uma ótima ferramenta de trabalho para qualquer oficina. Tradicionalmente estes programas de fidelização oficinal não são mais do que contratos comerciais, mas a sua aplicação vai muito mais longe do que um mero contrato assinado. Tal como acontece nas redes oficinais tradicionais, os programas de fidelização oferecem uma série de vantagens. São vantagens que uma oficina pode usufruir se obviamente for muita dinâmica e aproveitar na realidade o que esses programas pode oferecer. Não basta a uma oficina aderir e “tudo acontece”, é preciso também potenciar tudo o que estes programas podem trazer de mais valias, como o acesso à formação técnica, à imagem, ao acompanhamento pós-venda, etc. Para isso é necessário a oficina ser pró-ativa e querer de facto obter o máximo de ganhos possíveis com a introdução da sua oficina dentro desses programas.
São também programas destes que potenciam a relação com a marca e com o distribuidor, o que em muitos casos quando bem trabalhada essa relação, pode gerar resultados muitos importantes para todas as partes envolvidas. Neste artigo poderá ler um breve descrição dos programas de fidelização de diferentes marcas (ou representantes) de lubrificantes em Portugal (cada vez mais têm uma perspetiva ibérica), bem como as vantagens que cada um desses programas oferece. Não esquecer que, de uma forma geral, todos estes programas de fidelização não colidem com o facto de a oficina já pertencer a uma rede de oficinas e, por isso, não será razão para não equacionar o acesso a um destes programas.
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Artigo publicado na Revista Pós-Venda n.º 77 de fevereiro de 2022. Consulte aqui a edição.