Ver todas

Back

Projeto de sustentabilidade da Santogal premiado pelo BMW Group

7 Dezembro, 2023
536 Visualizações

O projeto de sustentabilidade da Santogal foi premiado pelo BMW Group Portugal, num concurso dinamizado com o objetivo de galardoar as melhores práticas entre os concessionários parceiros do grupo.

O projeto da Santogal tem por base um projeto de instalação de sistemas fotovoltaicos de autoconsumo em diferentes concessões. Em 2021 a Santogal investiu em infraestruturas de carregamento e rapidamente identificaram esta como sendo uma das principais fontes de consumo energético das diferentes concessões. Foi neste contexto que surgiu a ideia de instalar um sistema fotovoltaico de consumo próprio, começando o teste na concessão de Paço de Arcos.

Este sistema foi constituído por 278 painéis com uma potência de ligação de 105 kW, e começou a produzir energia a partir de fevereiro do ano seguinte à instalação. Nos primeiros 12 meses de produção, alcançaram uma produção anual superior a 182 MWh, o que representou uma autonomia energética acima de 30%.

“Este investimento fez com que fosse possível poupar 48 toneladas de dióxido de carbono anuais e, ainda, salvar o equivalente a 2.143 árvores. Depois desta estação, repetimos o processo em Loures e os resultados alcançados foram ainda melhores”, revela Duarte Botelho da Santogal.

Tendo por base este modelo, a Santogal vai, agora, expandir a operação e criar uma Comunidade de Energia, com o objetivo de aumentar a autonomia para 60%. A lógica será os membros da comunidade terem infraestruturas por forma a que haja uma partilha entre os membros da comunidade num raio de quatro quilómetros, que compram e vendem energia entre eles.

Desta forma, é possível diminuir a dependência de fatores externos que afetam os custos da rede nacional e contribuir positivamente para a transição climática.

“É para nós importante que todos os parceiros do BMW Group tenham uma preocupação e um cuidado com o impacto ambiental da sua atividade. Por isso, esta iniciativa tem como objetivo estimular este tipo de projetos junto dos nossos concessionários”, afirma João Trincheiras, Corporate Communications Manager do BMW Group em Portugal.

PALAVRAS-CHAVE