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PSA Retail: Negócio com dimensão nacional

6 Maio, 2019

A PSA Retail é uma das três plataformas Distrigo que trabalham o mercado português. Com sede em Lisboa, a PSA Retail tem armazéns em Alverca, Porto e no Algarve, apostando fortemente na logística para chegar às oficinas.

TEXTO PAULO HOMEM

Desde que a PSA avançou com a Distrigo, em 2016, que Portugal ficou com três placas de distribuição de peças. Uma dessas placas é a PSA Retail, que está exatamente no mesmo plano de igualdade que as restantes placas Distrigo.

A PSA Retail Portugal, está englobada na PSA Retail Ibérica, que possui no total onze placas Distrigo, uma delas no nosso país (as restantes 10 em Espanha). Porém, este negócio é ainda mais vasto, já que a PSA Retail tem quase 40 placas de peças na Europa. “Existe uma enorme vantagem de estar dentro desta organização, pois todos trabalhamos para as placas PSA Retail da Europa e sempre que um desenvolvimento é feito por uma delas ele é partilhado entre todos. Isto tem sido muito importante, por exemplo, no caso dos interfaces para as peças Peugeot, Citroen e Eurorepar e no caso da ferramenta de supervisão do call center, o que nos traz grandes ganhos de eficiência”, explica Luís Lobo, Diretor PSA Retail / Distrigo.

Para os clientes oficinais, a PSA Retail disponibiliza o Service Box, uma plataforma que permite consultar o stock, não só em Portugal mas em Espanha, e a partir dele efetuar todo o tipo de operações e consultas. Por isso, Luís Lobo, garante que “o Service Box é um progresso muito grande para os nossos clientes, sendo uma ferramenta extremamente eficaz”.

No plano do serviço ao cliente, a PSA Retail possui em Portugal um call center com cinco profissionais no atendimento telefónico, sendo que mais quatro estarão no apoio aos clientes para outras questões, que passam pelas compras locais, tratamento de urgentes, devoluções, etc.

“Temos também cerca de 25.000 referências disponíveis no nosso stock em Portugal, o que nos permite ter taxas de primeiro serviço na ordem dos 90%, o que é excelente” afirma Luís Lobo, que diz que os restantes 10% podem estar disponíveis em menos de 24 horas, através do armazém de Espanha.

LOGÍSTICA

Um dos fortes investimentos que foi feito pela PSA Retail encontra-se no plano logístico e do stock. O armazém da PSA Retail em Alverca é gerido pela Gefco, segundo os mais modernos e avançados 51processos logísticos, o que permite, segundo Luís Lobo, uma “otimização logística excecional que nos traz ganhos evidentes de produtividade, nomeadamente na rapidez e qualidade – com poucos erros – com que podemos servir os nossos clientes. Nesta área estamos claramente num nível muito alto”.

A própria Gefco garante à PSA Retail em Lisboa entregas três vezes ao dia (mais uma quarta para stock, no caso de clientes de maior volume), com sete viaturas dedicadas (mais três que fazem a reposição no Porto, Algarve e ainda a volta do Alentejo). No armazém do Porto e do Algarve, a PSA Retail faz também três entregas diárias. “Fora das zonas de influência dos nossos armazéns, onde temos as três ou quatro entregas diárias, servimos os clientes do Alentejo duas vezes por dia, e também entregamos em todas as outras zonas do país, já que o nosso parceiro Gefco nos permite isso”, afirma o responsável pela Distrigo da PSA Retail, reafirmando que “do ponto de vista logístico estamos muitíssimo bem preparados para enfrentar o mercado e corresponder às necessidades das oficinas”.

GAMA

Enquanto não chegam às placas Distrigo as peças das marcas de aftermarket (o que acontecerá em 2020), a PSA Retail, no que às peças Peugeot e Citroen diz respeito, consegue uma abrangência de gama total, enquanto nas peças multimarca Eurorepar, Luís Lobo, considera que a própria casa mãe tem feito um esforço enorme no crescimento da gama quer em referências dentro das linhas de produto existentes quer em novas linhas de produto. “Neste momento a gama Eurorepar tem mais de 11.000 referências em cerca de 60 linhas de produto, mas o seu crescimento tem sido enorme ao nível das embraiagens, alternadores motores de arranque, suspensão e direção, escovas limpa-vidros, pneus, lubrificantes (com uma nova gama), entre outros, estando para breve o lançamento das lâmpadas, amortecedores e produtos de oficinas”, explica Luís Lobo, dando ainda o exemplo que “nos filtros a gama Eurorepar cobre 97% das necessidades do parque automóvel circulante, mas a nossa cobertura em média varia, consoante a linha de produto, entre 50% e 97% das necessidades do mercado”.

Não menos importante, na opinião do responsável da PSA Retail, é que até final do ano “toda gama Eurorepar estará disponível no TecDoc e isso será muito importante no desenvolvimento do nosso negócio, como é importante no posicionamento de qualidade que sabemos que as nossas peças têm”.

Aliás, a questão da qualidade das peças Eurorepar é muito importante para Luís Lobo, que adverte que se tratam de peças claramente destinadas a veículos com mais anos (fora da garantia), mas “todas elas construídas por parceiros de referência da PSA e que dão aos clientes todas as garantias, com um posicionamento preço muito competitivo”.

ONE STOP SHOP

Seguindo o alinhamento estratégico da PSA para as placas Distrigo, Luís Lobo considera o conceito “one Stop Shop” como vital para o desenvolvimento do negócio em parceria com os clientes oficinais. “O que queremos é claramente ser um fornecedor global de peças. Mesmo quando não temos na nossa oferta o que o cliente nos pede, nós temos parceiros a que recorremos para os satisfazer. Temos acordos com fornecedores locais para termos resposta nos pneus, em consumíveis de oficina e até, por exemplo, em tintas, que complementam bastante a nossa oferta”, refere Luís Lobo, assegurando que “o importante é que o cliente tenha conhecimento que poderemos sempre ir de encontro aquilo que procura, pois esse é o nosso conceito estratégico”.

EURO REPAR CAR CERVICE

Se em volume de negócio as oficinas dos concessionários Peugeot e Citroen ainda representam a maioria das vendas de peças da placa Distrigo da PSA Retail, já em número de clientes as oficinas independentes representam hoje a maior fatia de clientes.

“Teremos que manter o nível e a qualidade de serviços que prestamos às oficinas Peugeot e Citroen, onde este serviço que lhe prestamos permitiu-lhes reduzir francamente os stocks, mas o mercado das oficinas independentes vai assumir claramente uma importância decisiva dentro do negócio PSA Retail”, refere Luís Lobo.

Um dos grandes contributos deste negócio passa pela dinamização da rede Euro Repar Car Service, que a própria PSA Retail tem vindo a fazer, tendo já quase 30 oficinas que foram angariadas por si para este conceito. “Os nosso objetivos passam por ter um terço da rede Euro repar Car Service diretamente a trabalhar connosco, o que aliás já está próximo neste momento”, refere Luís Lobo, assumindo que a dinamização desta rede “é muito importante para o desenvolvimento do negócio de peças na nossa placa Distrigo”.

Não menos importante para o desenvolvimento desta rede, no entender do responsável por esta placa Distrigo, é o acordo tripartido que existe entre as oficinas, a placa PSA Retail e a PSA, que permitiu o rápido desenvolvimento da mesma, pois parte do desenvolvimento da rede é feito pela PSA, que tem um responsável próprio para a rede, que garante a essas oficinas a imagem, o acesso à informação técnica, as campanhas de marketing entre outros itens, deixando depois que o trabalho das peças seja feito pelas placas. “A segurança que um grupo como a PSA dá às oficinas foi também importante para o desenvolvimento da rede”, refere Luís Lobo, dizendo ainda “que temos ainda muito caminho para fazer nas oficinas independentes que não são Euro Repar Car Service, pois também elas terão muitas vantagens em trabalhar com um parceiro como a PSA Retail”.

Quanto ao desenvolvimento do negócio desta placa Distrigo, Luís Lobo não tem dúvidas em afirmar que “pretendemos ser claramente um ator nacional no setor das peças para automóveis e estamos muito bem posicionados com os nossos três armazéns, com o nosso call center e com tudo aquilo que podemos oferecer às oficinas. A nossa perspetiva é caminhar no sentido de sermos cada vez mais uma one stop shop, investindo sempre na qualidade de serviço para os clientes oficinais. Sabemos que o preço é importante neste mercado, mas dentro do nosso nível de serviço, sabemos que estamos muito bem posicionados”. Refira-se, para concluir, que cerca de 60 pessoas estão diretamente afetas ao negócio de peças da PSA Retail.

PSA Retail
Lisboa
Luís Lobo
luis-lobo@mpsa.com
placapecas.psaretail.pt

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