Ver todas

Back

Racing Mania: Oficina com conceito

7 Janeiro, 2020
1951 Visualizações

Mais do que uma mera oficina independente, a Racing Mania é, no entender dos seus responsáveis, um conceito oficinal, que presta serviços ao cliente final mas também a clientes profissionais.

As instalações da Racing Mania, inauguradas em fevereiro, localizam-se na Zona Industrial da Alagoa, próximo de Penacova, bem ao lado do movimentado IP3, que liga Coimbra a Viseu.

Ao lado da novíssima oficina, já a Racing Mania operava num outro pavilhão, onde dinamizava essencialmente serviços de pneus e mecânica, mas a história tem como antecedentes o serviço móvel de pneus a pesados que a empresa desenvolvia para muitos clientes.

Porém, a realidade agora é bem distinta, já que João Pedro, gerente da Racing Mania, partiu de uma ideia inicial que se foi desenvolvendo de tal forma que deu origem a um conceito oficinal. “Fomos recebendo diversas sugestões de fornecedores face à ideia inicial que tínhamos para esta oficina. Por isso, decidimos acrescentar algumas valências que não estavam pensadas inicialmente, como foi o caso da reparação dos sistemas de injeção, sistemas diesel e turbos”, afirma João Pedro, acrescentando que neste processo foi fundamental o apoio que algumas empresas da área dos equipamentos deram para o que é hoje a Racing Mania.

Assim, para além dos serviços de manutenção e reparação automóvel, na área da mecânica, a empresa dinamiza ainda serviços na área dos pneus, como tem ainda o serviço de chapa e pintura (incluindo vidros), que apesar de ainda funcionar numa outras instalações, em breve terá uma pavilhão próprio junto às instalações atuais. “Por isso é que digo que a Racing Mania não é uma oficina mas sim um conceito oficinal, devido à sua enorme abrangência de serviços, que não se destinam apenas aos clientes tradicionais mas também a clientes profissionais, que tenham oficinas e que precisem de uma reparação de uma bomba injetora ou de um turbo”, explica João Pedro. “Fazemos também serviço para veículos pesados e máquinas agrícolas ao nível dos sistemas de injeção e dos turbos, mas também dos pneus, onde mantemos a nossa carrinha de assistência no terreno, que faz serviço todos os dias”.

No fundo, o conceito da Racing Mania, como explicou o seu responsável, é ser uma oficina multisserviço e multimarca, onde o cliente é sempre servido, seja qualquer for a manutenção ou reparação que o seu carro necessite. Por isso, para além dos equipamentos descritos acima, a Racing Mania, dispõe ainda de máquina para a mudança de óleo nas caixas de velocidades automáticas, máquinas de pré-inspeção, equipamento A/C, sendo que o restante equipamento oficinal (diagnóstico, elevadores, máquinas de pneus, etc.) é de marcas de referência no setor.

Recorrendo essencialmente à X-Action e à Mondegopeças ao nível do fornecimento de peças, na Racing Mania a aposta é sempre na qualidade do material que monta no carro dos seus clientes, embora João Pedro diga que “sabemos que para alguns clientes a nossa sugestão não é para ele a economicamente a mais desejável. Como tal, todo e qualquer serviço é previamente sujeito a um orçamento, de modo a evitar que o cliente seja surpreendido”.

Ao nível dos pneus a Racing Mania recorre também a diversos fornecedores (AB Tyre, RS Contreras, Euro Tyre, S. José e Dispnal) que permitem ter uma oferta muito vasta, desde o pneu ligeiro, passando pelo pesado, até ao pneu agrícola, numa área de negócio em que a empresa é muito forte.

Não querendo associar-se a qualquer conceito oficinal, acima de tudo por razões que têm a ver com os custos, a verdade é que João Pedro diz que a Racing Mania tem acesso a todo o tipo de informação técnica e, para além disso, aposta muito na formação dos seus profissionais, recorrendo aos cursos técnicos propostos pelos seus fornecedores para manter atualizados os seus profissionais, quer ao nível da mecânica e da repintura, quer ao nível dos pneus.
Com um total de 10 profissionais, sendo sete associados aos serviços técnicos, João Pedro reconhece agora que a “melhor e maior publicidade que vamos fazer à oficina será a qualidade do nosso serviço. Não queremos ser melhor nem piores do que os outros, queremos é fazer o serviço de acordo com aquilo que pensamos que é o melhor para o cliente”.

É por isso também que a Racing Mania apostou forte na imagem da oficina e no conforto de receção aos seu clientes, pois “entendemos que todos os pormenores são importantes para se atingir o resultado que pretendemos quando o objetivo é servir bem o cliente”, afirma João Pedro, que deixa em aberto a possibilidade de um dia vir a replicar o conceito da sua oficina noutra zona da região centro.

Racing Mania
Penacova
João Pedro
916 702 449
geral@racingmania.pt
facebook.com/rmautolda/

Artigo publicado na Revista Pós-Venda Pesados n.º 17, de agosto/setembro de 2018. Consulte aqui a edição.

PALAVRAS-CHAVE