Ver todas

Back

Rapid Oil Change: Conceito oficinal especializado em lubrificantes

A Total Portugal iniciou em Portugal o desenvolvimento do conceito Rapid Oil Change (ROC), que já está presente em diversos mercados a nível mundial e que só em Espanha tem 284 oficinas.

A Miniauto, em Odivelas, é a primeira oficina em Portugal a integrar o Rapid Oil Change (ROC), que a Total Portugal vai desenvolver durante os próximos anos no nosso país. Não sendo um conceito inédito no negócio dos lubrificantes, o conceito Rapid Oil Change já existe há muitos anos em diversos mercados onde a Total também está presente, pelo que a sua implementação em Portugal acaba por ser natural e decorrente da estratégia desta multinacional em termos internacionais.

Os pontos Rapid Oil Change têm por base uma parceria com oficinas já existentes que de alguma forma já tenham uma relação comercial com a Total ao nível dos lubrificantes ou que pretendam aproveitar a imagem da Total (ou que se identifiquem com ela) para dinamizar este conceito nas suas próprias oficinas. A rede ROC oferece aos donos dessas oficinas afiliadas uma oportunidade para potenciar ainda mais o seu negócio através de uma maior competitividade ao nível dos serviços, produtos e soluções em termos de lubrificação, com todo o “know-how” e a “expertise” do Grupo Total.

Uma das vantagens, refere Sandra Domingos, responsável de Marketing e Serviço a Cliente da Total Portugal, é que uma oficina ao aderir a este conceito “une-se a uma rede de profissionais reconhecidos no mundo inteiro pela qualidade dos seus produtos, relacionamento com os seus clientes e seriedade dos seus serviços”.

Para aderir a este conceito, o acordo comercial estabelecido entre a Total e um novo aderente ao Rapid Oil Change, passa, por exemplo, pela questão da imagem. A Total Portugal tem definida toda a identidade gráfica e visual para os aderentes, que passa por sinalética externa e interna, cartazes, letreiros, elementos fixos / móveis exteriores e interiores, a decoração dos veículos, roupa de trabalho, etc.. Na sinalética exterior consta toda a tipologia de serviços que a oficina realiza, bem como a imagem Rapid Oil Change e da Total.

FORMAÇÃO

A formação em lubrificantes é outro dos itens que a Total colocou dentro do acordo de adesão das oficinas ao Rapid Oil Change. “Teremos uma vertente inicial de formação sobre toda a gama de lubrificantes Total e a sua aplicação, como teremos também todo o acompanhamento técnico, que será personalizado para os aderentes, através do qual poderão tira as dúvidas técnicas sobre tudo o que tenha a ver com os nossos lubrificantes”, explica Sandra Domingos, referindo que “para nós é muito importante que quem trabalha com os lubrificantes Total saiba exatamente qual a especificação correta que deve usar para cada tipo de carro. O que nós queremos é que exista uma total transparência na informação sobre os lubrificantes”.

A dinamização do conceito Rapid Oil Change está neste momento a ser feito unicamente através da Total Portugal, mas Sandra Domingos diz que a marca não coloca de parte que no futuro o mesmo possa vir a ser dinamizada pela rede de distribuidores / revendedores: “estamos a estudar a forma como a distribuição poderá dinamizar este projeto, pois é uma forma de o Rapid Oil Change se expandir regionalmente em todo o país, até porque são eles que conhecem bem o mercado das oficinas”.

PARCERIAS

Para os aderentes ao Rapid Oil Change, a Total Portugal está a desenvolver uma série de parcerias, por exemplo, com fornecedores de pneus, peças, limpezas, bancos, gabinetes de advogados (o que já acontece em Espanha), entre outras, que poderão assim usufruir de melhores condições na aquisição de produtos e serviços. Vai estar disponível um site específico da Rapid Oil Change (para já ainda só existe em Espanhol), com localização das oficinas que aderirem a esta rede, bem como o nível de serviços que oferecem aos clientes, que terá ainda um blog de informação (mais virado para o automobilista) com artigos sobre os lubrificantes.

A Total Portugal irá dinamizar campanhas de marketing dirigidas ao consumidor final, como forma de ativar os serviços dessas mesmas oficinas. “Assim que a rede de oficinas Rapid Oil Change tiver alguma dimensão tudo isto irá ser desenvolvido, como forma de apoiar também os aderentes”, refere Sandra Domingos. Quanto aos objetivos da Total Portugal para o desenvolvimento do Rapid Oil Change, passam por ter duas oficinas em 2018, oito no próximo ano e mais dez em 2010.

O que oferece o programa Rapid Oil Change
1 – Uma imagem moderna e dinâmica;
2 – Um kit de comunicação comercial (cartazes, folhetos,…);
3 – Um módulo de formação técnico-comercial;
4 – Campanhas de marketing durante o ano;
5 – Roupa de trabalho para os seus funcionários;
6 – Produtos;
7 – Colaboração VIP com a Total.

TOTAL
Lisboa
Sandra Domingos
ms.marketing-portugal@total.com
www.total.pt

PALAVRAS-CHAVE