Revista Pós-Venda
NotíciasRecambios Frain: Consolidar operação em Portugal
RECAMBIOS FRAIN

Recambios Frain: Consolidar operação em Portugal

por

A Recambios Frain é uma empresa espanhola, de Lugo, que apesar de vender em Portugal há vários anos, só há pouco mais de um ano passou a ter presença comercial direta em Portugal, operando tanto nas peças como nos pneus.

TEXTO PAULO HOMEM

Fundada em 1992 por Francisco Dorado, a Recambios Frain é uma empresa que começou no setor das peças de automóveis, mas que atualmente possui o melhor dos dois mundos: peças e pneus. A empresa focou-se sempre em ser líder em todo o tipo de “recâmbios” para todo o tipo de veículos, dispondo de uma oferta muito extensa não só para veículos ligeiros, como para furgões, 4×4, quadriciclos, camiões, autocarros, tratores, máquinas agrícolas e máquina diversa. Para todo este tipo de veículos, a Recambios Frain trabalha em áreas tão diversas como a eletricidade, eletrónica, diagnóstico, lubrificantes, chapa e pintura, rolamentos, hidráulica, pneumática, mangueiras, ferragens, vestuário, equipamento e ferramentas. Em 2011, foi criado dentro da empresa, uma nova unidade de negócio: os pneus.

Desta forma, a Recambios Frain tornou-se um fornecedor global, podendo comercializar todo o tipo de pneus para todo o tipo de veículos, aplicando nesta área o mesmo conceito de negócio que tinha nas peças, isto é, uma oferta global, quer em ligeiros, quer em veículos pesados.

A empresa está localizada na província de Lugo, no norte de Espanha, onde se encontram os mais de 18.000 m2 de armazéns (ampliados em mais 7.500 m2 já em 2017), nos quais estão armazenadas mais de 1,5 milhões de referências em stock, provenientes de mais de 1.000 fornecedores diferentes, chegando a mais de 10.000 clientes. Desde que começou a trabalhar pneus de forma dedicada, o volume de negócios quase duplicou em apenas seis anos, chegando aos 32 milhões de euros o ano passado. Na opinião dos responsáveis da empresa, a Recambios Frain pretende ser acima de tudo um fornecedor de soluções, daí que a aposta numa extensa gama de marcas e produtos (em peças e pneus) vá de encontro a essa política comercial da empresa. Do portfólio, ao nível das peças, tintas e dos pneus, encontram-se as principais marcas, mas também marcas menos conhecidas, como forma de dar sempre uma solução ao seu cliente.

Através de diversos distribuidores logísticos (Seur, DHL e Transportes Souto), a Recambios Frain realiza a distribuição em Portugal num prazo de 24/48 horas.

Pneus

O negócio dos pneus sempre esteve presente na Recambios Frain desde a sua fundação, com a realização de diversas importações em pneus de ligeiros, camião e agrícolas. Porém, foi só em 2011 que a empresa de Lugo desenvolveu uma unidade de negócio específica, momento a partir do qual se realizou uma reestruturação das compras e vendas de pneus, numa aposta muito clara na automização dos processos.

A partir dessa altura, a empresa expande o negócio de pneus para outras áreas geográficas, inclusivamente para Portugal. Em 2013, o lançamento das vendas online B2B para profissionais, permitem à empresa crescer exponencialmente, dando os pneus um contributo decisivo para isso. Porém, esta plataforma B2B não se destina apenas aos pneus, pois através dela a empresa comercializa lubrificantes, filtros e outros produtos.

A empresa possui uma gama de pneus para todos os segmentos, assumindo, contudo, alguma especialização na área dos pneus agrícola, florestal e industriais. Segundo a empresa, a diferenciação é feita pela especialização no negócio dos pneus, podendo a empresa comercializar e entregar rapidamente pneus que normalmente outros operadores não têm em armazém.

Portugal

A Recambios Frain já tem em Portugal uma boa carteira de clientes, sobretudo na zona norte. Porém, há pouco mais de um ano a empresa investiu na presença física no nosso país, através de um comercial (que entretanto já foi substituído), que tem como missão acompanhar os clientes, mas também criar novas contas onde a empresa não está representada, nomeadamente nas regiões centro e sul. Seguindo a mesma política de Espanha, o objetivo da empresa é desenvolver exclusividades regionais, evitando dessa forma alguma canibalização. Pretende a Recambios Frain consolidar a sua operação de vendas em Portugal, podendo aos clientes de pneus propor também uma extensa oferta nas peças, como disponibilizar pneus onde já comercializa peças.

Refira-se ainda que das muitas marcas que comercializa, a Recambios Frain disponibiliza exclusivamente em Portugal e Espanha a Aeolus (unicamente em pneus de Turismo), através da qual pretende desenvolver um género de uma rede de revenda específica, numa lógica de desenvolvimento da empresa em todo o território português.

Recambios Frain
Lugo (Espanha)
Francisco Dorado Vizcaíno
informacion@recambiosfrain.com
www.recambiosfrain.com

Nº de visitas: 104 ~ Visto Hoje: 1

Deixe uma resposta

Contactos

Rua do Sol, 8-A, Vila Fria, 2740-166 Porto Salvo

+351 21 806 89 49

geral@posvenda.pt

siga-nos

Voltar para Topo
Shares
Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com