A Marangoni anunciou a fabricação de um pneu Ringtread que tem a particularidade de alcançar um nível de economia de energia classe “A” no mesmo teste usado para pneus novos (ECE.R 117).
Este resultado surpreendente foi alcançado pela aplicação de um anel de rodagem Blackline com um design otimizado para baixa resistência ao rolamento numa carcaça de alta qualidade, que apresentava a melhor classe de resistência ao rolamento já na sua primeira vida. A recauchutagem decorreu na fábrica da Marangoni em Rovereto, onde também se encontram a sede e o centro de I&D do grupo.
O anel utilizado para este teste foi fabricado pela Marangoni com um composto especial criado “ad hoc” para a ocasião. Este elemento fundamental, combinado com as características de desempenho específicas do padrão de piso Blackline RTL FE e as peculiaridades oferecidas pelo sistema Ringtread (em primeiro lugar, sem emendas e sem deformação estrutural), tornou possível criar um pneu reconstruído capaz de alcançar classe “A” de resistência ao rolamento de acordo com os mesmos padrões usados para pneus novos.
O resultado do teste, realizado pelo laboratório de testes independente Prüflabor Nord, teve uma resposta muito positiva dos especialistas do setor, pois poucos pneus novos podem apresentar um resultado tão satisfatório.
Vittorio Marangoni, presidente do Grupo Marangoni, declarou: “Esta importante conquista demonstra nosso compromisso contínuo em fornecer soluções inovadoras que reduzam o impacto ambiental, mesmo na fase de uso, sem prejudicar o desempenho. É mais uma prova de que, ao implementar elevados padrões de qualidade, o pneu recauchutado pode ter um desempenho ao nível dos melhores pneus novos.”