Chama-se Certified First, pertence ao Grupo PPG e vai arrancar com 10 oficinas nos principais centros urbanos do pais. Será uma rede com gestão ibérica e em Portugal a Impoeste é uma das empresas que vai participar na rede.
A rede de oficinas Certified First, da responsabilidade e com a imagem das marcas da PPG Refinish, vai arrancar este ano em Portugal, sendo a Impoeste uma das empresas envolvidas no que diz respeito à dinamização dos seus clientes Nexa Autocolor e MaxMeyer. Luis Santos, administrador da Impoeste, explicou à Revista PÓS-VENDA o conceito da rede de oficinas, à margem da reunião anual de distribuidores Nexa Autocolor: terá um conceito diferente e mais abrangente.
“A rede vai, garantidamente, arrancar este ano em Portugal. É um conceito do Grupo PPG, gerido internacionalmente e com regras que terão que ser cumpridas pelas empresas portuguesas que queiram aderir. É uma rede que será ibérica e não apenas uma rede portuguesa”. Porquê? Luís Santos explica: “É uma vantagem relativamente a outras redes esta gestão ibérica, sendo que a Impoeste será uma das empresas que vai participar ativamente na rede que é da total responsabilidade do Grupo PPG”. E só faz sentido assim, sublinha o responsável.
“Portugal não tem, pelo tamanho do país, mercado suficiente para que um grupo de oficinas independentes, mesmo que seja grande, tenha peso para negociar com os grandes operadores, sejam seguradoras, rent-a-car ou gestoras de frotas. Para ganhar peso negocial temos que nos associar. É a base do próprio conceito de rede. Faz todo o sentido ser ibérico, porque cada vez mais os negócios e as decisões são ibéricos”, conclui.
A rede deverá arrancar com 10 oficinas e o projeto está neste momento a ser apresentado. Luís Santos não se compromete com uma data até porque há trabalho a fazer, mesmo depois de escolhidas as oficinas, sendo a responsabilidade do lançamento da rede do Grupo PPG sendo que, neste momento, a Impoeste está a avaliar a participação com alguns dos seus clientes. “É necessário adaptar e ajustar os conceitos, aplicar a imagem da rede e implementar uma forte componente de suporte à gestão oficinal, além de aplicar conceitos nos quais temos vindo a trabalhar ao longo de muitos anos como o conceito Lean ou 5Sigma. Temos os melhores pintores do mundo, mas falta alguma formação de gestão e é isso que vamos também garantir”.
O perfil que a Impoeste procura são “oficinas de média e grande dimensão, independentes, com outros serviços para além da pintura, como mecânica. Nesta primeira fase o objetivo é chegar aos centros urbanos e, para já, não está previsto que as oficinas possam conciliar este conceito de pintura com outro conceito de rede”.
A rede será lançada oficialmente pela PPG em Portugal, mas faz já parte também dos planos de trabalho para este ano da Impoeste, apresentados na reunião anual de distribuidores Nexa Autocolor, promovida pela Impoeste, onde a empresa especialistas em pintura juntou 19 distribuidores nacionais. Foram definidos os traços gerais da atuação técnico-comercial assentes principalmente em três vertentes: qualidade do produto Nexa Autocolor, competência da equipa técnico-comercial e preço justo.
“Em 2016 os resultados de forte crescimento das vendas obrigam a uma estratégia de consolidação e de estruturação das vendas”, explicou Luís Santos aos distribuidores presentes. “São as palavras que melhor resumem a situação vivida em 2016 e as expectativas para 2017”, acrescentou. A Impoeste aproveitou para entregar os prémios anuais aos distribuidores que se destacaram em 2016: Portilaca, Lda. (Maior Volume de Negócios); Tintas Agostinho, Lda. (Maior Crescimento); e João Paulo Nunes, da Zimbracor (Personalidade do Ano).
Mais informações em www.impoeste.pt