A Redrive, em parceria com a SEG Automotive e a Fersa, vai apresentar um motor eléctrico de alta voltagem recondicionado para o Renault Zoe na Rematec 2025, que decorre de 8 a 10 de abril em Amesterdão.
A nova unidade marca mais um passo na evolução das soluções de recondicionamento da empresa e estará em exibição no Pavilhão 8, Stand 312. Este lançamento surge na sequência da introdução da Large Drive Unit para o Tesla Model S, uma solução inovadora que tem vindo a ganhar destaque no mercado de reposição automóvel. Tal como o Tesla Model S, o Renault Zoe foi lançado em 2012 e tornou-se num dos primeiros veículos eléctricos a atingir volumes de vendas significativos na Europa. Agora, mais de uma década depois, os primeiros modelos estão a sair do período de garantia dos fabricantes e a entrar nas oficinas independentes.
A Redrive apresenta assim uma solução para o problema da substituição do motor elétrico através dos canais tradicionais dos fabricantes, disponibilizando ao mercado de reposição uma alternativa de qualidade e mais acessível face à aquisição de uma peça nova. O recondicionamento é realizado na unidade de produção da SEG Automotive em Treto, Espanha, onde são também fabricados componentes originais como alternadores e máquinas de 48V para fabricantes de automóveis. Durante este processo, são integrados rolamentos de alto desempenho da Fersa, garantindo maior durabilidade, estabilidade térmica e menor desgaste.
O sucesso da unidade recondicionada para o Tesla Model S, comercializada desde o ano passado sob a marca Redrive, sugere uma receção igualmente positiva para o motor do Renault Zoe. O lançamento da unidade de substituição para a referência 290103231R está previsto até ao final do segundo trimestre de 2025. A Redrive estima que as oficinas possam poupar até 30% em comparação com a compra de uma unidade nova, sem comprometer a qualidade.
A estratégia da Redrive prevê ainda o desenvolvimento progressivo de soluções semelhantes para outros veículos eléctricos.