A Renault Group anunciou o lançamento de uma nova gama de óleos de motor premium desenvolvida em parceria com a Castrol.
Esta é a primiera vez que um fabricante automóvel introduz e disponibiliza de forma exclusiva uma gama completa de lubrificantes formulados com óleos base re-refinados. A nova gama Renault Castrol GTX utiliza Re-Refined Base Oils, por forma a garantir elevados níveis de desempenho, proteção do motor e manutenção da garantia do construtor.
5W-30
O primeiro produto lançado é o RN17 na viscosidade 5W-30, já disponível em toda a rede de concessionários europeus e compatível com mais de 50% dos veículos da Renault Group atualmente em circulação na Europa.
A empresa explica que os óleos usados são sujeitos a processos avançados de re-refinação que permitem atingir um padrão equivalente ao dos óleos virgens. Além do RN17, a Renault Group refere que as especificações RN700 e RN710 já foram lançadas, estando previstas para 2026 as formulações RN720 e AN2022. Com esta evolução, o grupo afirma que será o único construtor automóvel a oferecer uma gama completa de óleos de motor premium, formulados com incorporação de óleos base re-refinados, para todos os seus modelos.
A Renault Group indica ainda que esta estratégia permite uma redução estimada da pegada de carbono entre 13% e 24%, ao mesmo tempo que promove a reciclagem de óleos usados, reduz o desperdício, diminui a utilização de petróleo bruto e contribui para a redução das emissões indiretas associadas à cadeia de valor.
“O lançamento faz da Renault Group o primeiro fabricante a disponibilizar lubrificantes de nova geração formulados com óleo base re-refinado para toda a sua gama recente de veículos”, afirmou François Delion, Vice President Global After-Sales da Renault Group, acrescentando que “é uma demonstração clara de que a sustentabilidade pode coexistir com desempenho e qualidade sem concessões ao longo de todo o ciclo de vida do veículo”. Do lado da Castrol, Slawek Radon, Vice President Business Development & Partnerships, sublinhou que “ao co-desenvolver estes produtos, estamos a ajudar a Renault Group a responder às necessidades atuais e futuras dos clientes com lubrificantes de elevado desempenho, menor pegada de carbono e mais circulares para o setor automóvel”.










