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Renault entra no negócio das peças equivalentes multimarca (atualizado)

2 Janeiro, 2017

A Renault em França decidiu olhar para o setor das peças de uma forma mais abrangente. Assim, além das peças originais e da gama Motrio passa também a disponibilizar peças equivalentes com ligação ao Grupo ATR Internacional. O objetivo é aumentar negócio com as oficinas independentes. Não há qualquer previsão de internacionalização desta estratégia, informação confirmada pela Renault Portugal.

A Renault França e o agrupamento de concessionários Renault (GCR), através da sua filial Ciscar, anunciaram uma participação de 35% no capital da Exadis, filial do grupo de distribuição Laurent, membro da ATR Internacional, de que faz parte em Portugal a Create Business. Desta forma, a Renault passa a ter 23,5% de participação enquanto a Ciscar adquire 11,5%. Esta é uma resposta da Renault também ao Grupo PSA, que no verão passado consolidou o projeto Distrigo para a inclusão dos construtores de veículos no mercado multimarca de peças.

“Esta aliança com a Exadis permite-nos acrescentar 45.000 referências ao nosso catálogo de peças de reposição para os agentes e as oficinas de reparação da rede Motrio, que agora passam a poder fazer todas as suas compras no seu concessionário Renault. A ideia é criar-lhes uma “one stop shopping”, explicou Pierre-Michel Erard, diretor de pós-venda da Renault França.

Desta forma, quando um técnico se conectar à plataforma digital de peças, terá a possibilidade e escolher entre a peça original ou uma peça Motrio mas, a partir de agora, também peças de outras marcas equivalentes, com posicionamento de preço semelhante ao da Motrio, cerca de 20% abaixo da peça original. Desta forma, acrescenta o mesmo responsável, “procuramos ganhar quota de mercado sem risco de canibalização da peça original. O objetivo é ampliar a cobertura da nossa gama alternativa à peça original”.

Esta compra de peças equivalentes vai estar integrada num novo portal digital, que será lançado durante o ano de 2017. Hoje 65% das entradas na rede Renault em França acontecem através das vendas externas, com 40% a agentes (serviços autorizados) e 25% a oficinas independentes. Com esta estratégia o fabricante procura aumentas as vendas de peças especialmente às oficinas multimarca.

ESTRATÉGIA VAI CHEGAR A PORTUGAL?

Se esta será uma estratégia para alargar a outros países só o tempo (e os resultados desta experiência) o dirá. Ainda assim, contactada pela Revista PÓS-VENDA, a Renault Portugal explica que “esta ação realizada em França resulta de uma ação conjunta entre a marca e a entidade representativa dos Concessionários (GCR). Neste momento não temos qualquer conhecimento de um plano de desenvolvimento internacional desta estratégia.” Assim sendo, não há ainda previsão de chegada a Portugal.

Neste momento, acrescenta a marca, “a prioridade da Renault em Portugal, neste domínio, é o desenvolvimento da rede de reparação Motrio mas através da gama de peças Motrio que se destina também à reparação multimarca, o que representa o aprofundar da capacidade de fornecimento de peças para a reparação multimarca. No fim de contas trata-se de incrementar a complementaridade com a gama Motrio.” Saiba mais sobre a estratégia da Motrio na edição de dezembro da PÓS-VENDA.

 

(notícia atualizada a 3/1/2017 às 10:36 com as declarações da Renault Portugal)

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