Ver todas

Back

Renault Kangoo torna-se elétrico com a versão E-Tech

17 Outubro, 2022
1093 Visualizações

O Renault Kangoo estará agora, pela primeira vez na sua história, disponível numa versão E-Tech Elétrica e estreia-se, hoje, no Salão Automóvel de Paris. 

O novo Kangoo E-Tech Electric incorpora todos os aspetos práticos e os equipamentos de segurança e conforto da versão com motor térmico:

• O conforto de segunda fila, que tira partido do maior espaço habitável do segmento e de três verdadeiros bancos capazes de acomodar, confortavelmente, outros tantos adultos, bem como de um difusor de ar que proporciona o conforto térmico perfeito para os passageiros traseiros.
• Mais de 49 litros de espaços de arrumação, incluindo a gaveta deslizante Easy Life.
• Uma generosa bagageira com 850 litros de capacidade, a melhor do segmento, extensível até aos 2.500 litros. Isto é possível graças ao banco deslizante na segunda fila, atributo específico do novo Kangoo E-Tech Elétrico.
• Inovadoras barras de tejadilho, que podem ser manuseadas sem ferramentas, para que nunca fique sem espaço para poder transportar tudo o que precisa.
• 14 auxiliares de condução, incluindo condução autónoma de nível 2, para incrementar ainda mais a segurança.

O desenho exterior mantém o capot com nervuras horizontais e uma extremidade frontal muito vertical, com uma grelha específica que integra a tomada de carregamento atrás do símbolo da marca.

Tal como na versão de combustão, o design interior apresenta um novo tablier que, dependendo da versão, incorpora um acabamento em madeira escura escovada, um habitáculo muito confortável e uma posição de condução ainda mais ergonómica. Apenas o painel de instrumentos foi modificado com a introdução de dados específicos relativos a esta versão E-Tech.

Graças à nova bateria de iões de lítio com uma capacidade de 45 kWh, 100% utilizáveis, que é composta por 8 módulos independentes e facilmente reparáveis, o novo Kangoo E-Tech Elétrico oferece uma autonomia de até 285 km no ciclo WLTP. Uma autonomia que permite aos utilizadores planear a maior parte das viagens diárias com tranquilidade e com os mais baixos custos de utilização.

As baterias são abrangidas por uma categoria de 8 anos ou 160.000 km. Durante este período, são substituídas gratuitamente se a sua capacidade descer abaixo dos 70% do seu valor nominal (SoH).

O novo Kangoo E-Tech Elétrico está equipado com um motor de 90 kW e 245 Nm de binário instantâneo para uma condução suave e serena em todas as circunstâncias. Um modo Eco limita a potência do automóvel e a velocidade máxima para otimizar a autonomia.

O condutor pode escolher entre três modos de travagem regenerativa:

  • Sailing (indicador B1): modo regenerativo limitado, adequado para condução em autoestradas e vias rápidas.
  • Drive (B2): o modo regenerativo padrão para uma utilização no dia a dia, garantindo uma sensação semelhante à de um automóvel equipado com um motor de combustão.
  • Brake (B3): modo regenerativo máximo para utilização em engarrafamentos de trânsito e em estradas de montanha, por exemplo.

Na verdade, o Kangoo E-Tech Elétrico oferece ainda mais soluções do que o seu congénere com motor térmico. De facto, a travagem hidráulica convencional é complementada por um ARBS (Adaptive Regenerative Brake System – Sistema Adaptativo de Travagem Regenerativa), que maximiza a energia recuperada. As diferentes combinações dos modos de condução e de travagem oferecem ao condutor uma escolha entre seis diferentes estilos de condução para otimizar o conforto e a autonomia de acordo com as condições de utilização e de tráfego.

As informações relativas ao modo de condução selecionado, gestão da energia elétrica e auxiliares de condução são agrupadas num painel de instrumentos digital a cores, opcional de 10 polegadas, 100% numérico e totalmente personalizável.

Para garantir a melhor autonomia possível em todas as estações do ano, o novo Kangoo E-Tech Elétrico dispõe de um sistema de ar condicionado bi-zona equipado com bomba de calor, trabalhando sobre o princípio de uma climatização reversível. A bomba de calor proporciona uma eficiência ótima quando a temperatura se situa entre -15 e +15°C. Para além de proporcionar um excelente conforto térmico, mantém a autonomia. Este recurso permite ainda preservar até 85 km de autonomia WLTP.

Finalmente, o novo Kangoo E-Tech Elétrico oferece, em opção, o para-brisas, os bancos dianteiros e o volante aquecidos. Elementos que proporcionam um acrescido conforto térmico e com pouco impacto na bateria.

Para recarregar a bateria, o novo Kangoo E-Tech Elétrico propõe 3 tipos de carregadores:

  • De série, são propostos dois tipos de carregadores a bordo:
    • Um carregador de 11 kW AC trifásico, adequado a todos os tipos de cargas domésticas.
    • Um carregador rápido trifásico de 22 kW 80 kW DC (corrente contínua), que permite recuperar 170 km de autonomia (ciclo WLTP) em 30 minutos, para carregamentos rápidos nos postos públicos.
  • Em opção, no carregador 22 kW 80 kW DC, também está disponível um carregador AC de 22 kW para carregamento acelerado em estações de carregamento públicas.

PALAVRAS-CHAVE