A divisão Vehicle Refinishes da AkzoNobel concluiu o seu roadshow “From Start to Refinish: The Productivity Drive 2025” – uma iniciativa concebida para levar as mais recentes inovações da empresa diretamente às oficinas, distribuidores e parceiros em 12 países da região EMEA, tendo também passado por Portugal.
Ao longo de 10 semanas, os dois camiões totalmente personalizados da AkzoNobel percorreram 43 paragens, acolhendo mais de quatro mil visitantes que puderam experimentar em primeira mão as mais avançadas tecnologias de repintura automóvel.
O roadshow, que começou a 23 de abril de 2025 em Madrid, Espanha, e terminou a 26 de junho em Didcot, no Reino Unido, proporcionou uma experiência imersiva e prática sobre a nova geração de soluções de produtividade e sustentabilidade para a indústria de repintura automóvel.
Para além das visitas a clientes e distribuidores, o itinerário do roadshow foi planeado de forma a incluir os Centros de Formação Automóvel (ATCs) da AkzoNobel, dando aos aplicadores profissionais a oportunidade de ver como as mais recentes tecnologias de cabinas de pintura podem melhorar o ambiente de trabalho e aumentar a eficiência dos processos de reparação automóvel de alta tecnologia.
Um dos locais de destaque foi o novo centro de formação da AkzoNobel em Montataire, França, oficialmente inaugurado durante o evento. Este centro conta com uma cabina de pintura 100% elétrica, equipamentos de última geração e um sistema de recuperação de calor que reduz o consumo energético global.
No centro das demonstrações em cada local esteve a recém-lançada base bicamada de aplicação única: Sikkens Autowave Optima. Esta base foi desenvolvida para reduzir o tempo de processo, diminuir o consumo de material e garantir uma durabilidade superior, proporcionando um acabamento excecional. A par das demonstrações ao vivo de aplicação de produto, o roadshow deu aos participantes a oportunidade de conhecer o ecossistema completo de tecnologias, ferramentas digitais e serviços da AkzoNobel, incluindo Refinish+, PaintPerformAir e ColorMatchic. Estas soluções ajudam os clientes a otimizar operações, aumentar a produtividade e atingir objetivos de sustentabilidade com resultados mensuráveis.
Ignacio Román Navarro, Diretor de Negócio de Automotive & Vehicle Refinishes EMEA, afirma que o roadshow criou oportunidades fantásticas para interagir diretamente com os profissionais que utilizam os produtos da AkzoNobel no seu dia a dia:
Levar as nossas inovações diretamente aos clientes reforçou as relações e permitiu-nos demonstrar como os nossos produtos e ferramentas digitais impulsionam o desempenho dos seus negócios. As demonstrações ao vivo das novas bases nas cabinas de pintura foram particularmente bem recebidas, pois mostraram claramente o tempo e os materiais que podem ser poupados com esta aplicação de etapa única.
O feedback tem sido extremamente positivo”, acrescenta Ignacio. “É evidente que as nossas soluções estão a fazer uma diferença real, melhorando a produtividade das oficinas, elevando a qualidade e apoiando a rentabilidade. Mantemo-nos focados em capacitar os nossos clientes com soluções que promovam o crescimento, a sustentabilidade e o sucesso a longo prazo.









