Ver todas

Back

ROSETE desenvolve simulador de formação de tacógrafos

30 Dezembro, 2020

A ROSETE desenvolveu o maior simulador de tacógrafos da Europa, destinado à formação, que é composto por uma série de tacógrafos que abrangem praticamente todas as marcas e modelos em utilização pelos veículos pesados.

Grande parte das infrações no âmbito da utilização dos tacógrafos ocorre devido à falta de conhecimento sobre a utilização de cada tipo de tacógrafo.

“De forma a evitar a ocorrência de infrações, este simulador tem como objetivo primordial formar as empresas e os seus condutores para a utilização correta de cada tipo de tacógrafo e conhecer quais os procedimentos a realizar em cada um deles”, diz Carlos Rosete, gerente da ROSETE.

Este simulador permite analisar de forma detalhada cada tipo de tacógrafo percorrendo os seus vários menus e sub menus nomeadamente quanto à realização das entradas adicionais manuais, procedimentos de abertura/fecho de turno, realização dos diversos tipos de impressão, procedimento de descarga de dados entre outros pormenores que darão a possibilidade a quem assiste de verificar todas as diferenças existentes de tacógrafo para tacógrafo.

Este simulador de formação contém os seguintes tacógrafos:
VDO 4.O INTELIGENTE;
STONERIDGE 8.O INTELIGENTE;
EFFAS 5.O INTELIGENTE;
VDO 2.2;
VDO 1.2;
STONERIDGE SE 5000;
EFFAS 4.2;
VDO 1318;
VDO 1324.

De entre as particularidades existentes em cada tipo de tacógrafo a ROSETE destaca, como exemplo, os seguintes:
→ A possibilidade que o tacógrafo STONERIDGE 8.0 oferece em imprimir os dados introduzidos aquando da realização da entrada adicional manual antes da sua gravação o que permite ao condutor verificar se e a entrada adicional foi realizada de forma correta antes de a gravar;
→ A consulta da informação dos tempos de trabalho no menu do  tacógrafo STONERIDGE 8.0;
→ A impossibilidade de ejectar o cartão sem realizar o fecho do turno no Tacógrafo VDO 4.0;
→ A consulta da informação dos dias de condução diária alargada e o fim dos 6 períodos de 24h no menu do  tacógrafo VDO 4.0.

A ROSETE salienta ainda que associados aos novos tacógrafos inteligentes surgiram também outros pictogramas que devem ser do conhecimento do utilizador de forma a ser possível interpretar os dados extraídos referentes à sua atividade.

Estas e outras particularidades apenas podem ser do conhecimento do seu utilizador após a sua formação.

E, para terminar, Carlos Rosete pergunta: “Desafiamos as empresas a darem resposta à seguinte questão: na realização da impressão da atividade do condutor, qual o motivo para o tacógrafo inteligente realizar a sua impressão em duplicado?”.

Mais informações em www.rosete.pt

PALAVRAS-CHAVE