Ver todas

Back

Rotauto Oficinas: Dar maior exposição às oficinas

Todos sabemos da importância de estar presente na internet. Para uma oficina que vende serviços para o automobilista, essa presença é ainda mais importante. O Rotauto Oficinas pode dar uma ajuda a chegar ao cliente.

Fundado em 2018, o Rotauto é um portal automóvel que incorpora em si uma série de serviços digitais. Atualmente, com a Rotauto Pro assume-se como uma agência de transformação digital automóvel, embora o lote de serviços disponibilizados e a forma como os disponibiliza a tornem bem mais que uma simples agência de marketing digital, possuindo já uma relevante carteira de clientes, alguns deles na área do pós-venda.

Porém, o artigo que aqui editamos é sobre o Rotauto Oficinas. Atualmente fazem parte deste marketplace Rotauto Oficinas cerca de 1.500 empresas de reparação e manutenção automóvel (maioritariamente de redes oficinais), sendo que os objetivos passam “por trazer para este portal, de forma gratuita, todas as oficinas, para depois lhe podermos propor uma série de serviços que possam vir a potenciar o seu negócio”, começa por referir Bruno Pereira CEO da Rotauto.

Para além da presença gratuita na plataforma Rotauto Oficinas (onde constam todos os dados da oficina), o passo seguinte poderá ser o desenvolvimento de um site para a oficina, com o custo de um euro por dia, de modo a ter a sua presença online de uma forma estrutura e indexada no Google. “Atualmente, dentro dos diversos portais existentes, o do Rotauto Oficinas é o primeiro a aparecer numa qualquer pesquisa que o cliente faça no Google quando procura por uma oficina”, garante Bruno Pereira, explicando que “neste site a oficina tem logo uma série de funcionalidades que inclui um formulário de contato, acesso por whatsapp, entre outas funcionalidades. Nós depois poderemos ajudar as oficinas evoluir nesta presença digital, mesmo ao nível da imagem”.

Trabalhando dentro do triângulo Marketplace, agência de marketing e tecnologia, a Rotauto terá a disposição serviços como criação e gestão de redes, campanhas de leads, campanhas para a angariação de serviço, difusão de campanhas comerciais, etc.

“Não temos na nossa oferta nenhum pacote fechado de serviços digitais. Na realidade temos que atender à realidade de cada oficina ou rede oficinal e à sua possibilidade de investimento, para depois lhes podermos propor os serviços ajustados à sua dimensão e realidade”, conta Bruno Pereira. No fundo, a experiência que a Rotauto tem ao nível do comércio automóvel, mas também já com algumas oficinas, deixa Bruno Pereira bastante confiante quanto ao sucesso da aplicação desta tipologia de serviços digitais em escala para as oficinas, dizendo que “o investimento que pode vir a ser feito pelas oficinas acaba por se pagar a ele próprio pelos resultados que gera”. Um dos fatores de diferenciação, para além da área digital, tem a ver com a experiência que os responsáveis da Rotauto têm no setor automóvel, o que, segundo Bruno Pereira, “nos permite perceber melhor as necessidades das oficinas e saber mais facilmente aquilo que pode ou não resultar em termos de ações digitais. Trata-se de um portal português e feito por portugueses que conhecem a realidade do mercado automóvel”.

Para terminar, de acordo com o responsável do Rotauto, existe um objetivo de crescimento orgânico da plataforma, sendo que os dados demonstram que diariamente as oficinas já recebem muitos pedidos através desta plataforma, embora “para nós o importante é ter uma solução simples para as oficinas, de adesão gratuita, que depois permite que as mesmas possam crescer muito além deste marketplace”.

Bruno Pereira – CEO Rotauto 

Não sendo a primeira plataforma de oficinas que é lançada em Portugal, a verdade é que o sucesso das mesmas tem sido relativo. Bruno Pereira, CEO da Rotauto explica o seu ponto de vista sobre o sucesso do seu Marketplace.

“Não se pode esperar que a presença das oficinas dentro deste marketplace rentabilize a própria plataforma. No nosso entender, o Rotauto Oficinas presta a informação necessária aos clientes sobre cada uma das oficinas de forma estruturada, sendo que a partir daqui é que poderemos começar a trabalhar com a oficina ou a rede oficinal muito para além deste marketplace propondo-lhes uma série de serviços digitais, ajudando as oficinas a montar a sua máquina de comunicação que muitas delas tanto precisam”, refere Bruno Pereira.

Rotauto Oficinas

Qualquer oficina poderá propor-se à Rotauto para que o seu estabelecimento conste dentro do Marketplace Rotauto Oficinas. Nesta plataforma cada oficina surge identificada pelo seu nome mas também pela tipologia de serviço (mecânica, eletricidade, peças, pneus, áudio, lavagens, carroçaria / pintura e vidros / outros), assim como pela região geográfica onde se insere com geofrenciação), de modo a facilitar a seleção. Naturalmente que os contatos da oficina também estarão disponíveis, assim como o acesso direto ao site da oficina (se o tiver). Portanto, se ainda não está nesta plataforma, peça para aderir, pois será mais uma forma de dar mais visibilidade à oficina e aos seus serviços.

Rotauto
Bruno Pereira
geral@rotauto.com
www.oficinas.rotauto.com

Artigo publicado na Revista Pós-Venda n.º 84 de setembro de 2022. Consulte aqui a edição.

PALAVRAS-CHAVE